Início Aviação Militar

Compra de caças Gripen pela FAB é investigada pela justiça americana 5z5i6g

A divisão americana da SAAB foi notificada pelo Departamento de Justiça americano sobre a compra de caças Gripen pela FAB. 3f143f

A compra de caças feita em 2014, durante o Governo Dilma, já tinha ado por uma investigação de corrupção envolvendo o Presidente Lula, que foi acusado de ter sido beneficiado indevidamente no processo licitatório, onde teria interferido para favorecer a empresa sueca, que por sua vez instalou parte da sua planta de produção em São Bernardo do Campo, berço político de Lula, para favorecer aliados locais e sua reputação.

No entanto, esta investigação no Brasil não conseguiu comprovar as alegações de corrupção e foi arquivada, sendo que Lula não chegou a ir aos tribunais por este caso.

Agora, o DOJ solicitou à SAAB USA, divisão americana da fabricante sueca, informações sobre o processo do FX-2 na SAAB do Brasil. A informação foi revelada pela Reuters, que afirmou que o processo está em segredo de justiça e não se sabe quais detalhes os americanos estão investigando neste momento.

Vale ressaltar que a SAAB tem grande parceria com a Boeing, com o avião de treinamento avançado T-7A Red Hawk, num contrato multimilionário com a Força Aérea Americana (USAF). Este contrato inclusive é maior que a SAAB tem com o Gripen NG na FAB.

Por outro lado, a Boeing concorria contra a SAAB no FX-2, oferecendo o caça naval F-18 Super Hornet, que era um dos favoritos, mas segundo relatos na época, teve sua escolha prejudicada pelos vazamentos do WikiLeaks indicarem espionagem dentro do governo Dilma vindo do então governo americano de Obama.