
A LATAM Airlines Equador anunciou uma nova parceria com o Centro de Bordados de Cuenca, integrando essa organização ao seu programa Second Flight. Esta iniciativa visa promover uma economia circular no país, permitindo que a companhia trabalhe de forma colaborativa com comunidades de artesãos para reciclar e transformar itens sem uso, como uniformes de tripulação, cintos, sapatos, bolsas e outros órios, em peças únicas e artesanais que resgatam a rica cultura e o design equatoriano.
“Nosso objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico de várias comunidades locais e conectar-nos com o consumidor final por meio de produtos inovadores e sustentáveis que expressem a identidade e a história de cada comunidade. Este programa é extremamente interessante, pois nos permite conhecer diversas histórias e famílias que, graças a essa iniciativa, conseguem reativar suas economias, aprimorar suas habilidades e gerar novas fontes de renda”, destacou Mónica Fistrovic, CEO da LATAM Airlines Equador.
O programa Second Flight, que foi implementado no Equador desde 2021, possui três objetivos principais:
Aumentar as habilidades e competências empreendedoras das comunidades artesanais para alcançarem seu desenvolvimento financeiro e formalização de negócios.
Motivar o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário.
Aprimorar conhecimentos em finanças, processos contábeis e marketing por meio do uso de ferramentas tecnológicas.

A LATAM tem uma abordagem diferenciada para o programa, começando pela identificação de comunidades com aptidão artesanal e, em seguida, fornecendo formação técnica adequada.
Os membros das comunidades am por treinamento em educação financeira e desenvolvimento de habilidades para elaborar planos de negócios que atendam a suas necessidades específicas. Além disso, a LATAM oferece e durante o processo de desenvolvimento e produção dos produtos, enquanto busca novas parcerias que promovam a visibilidade das coleções e espaços de venda.
No caso da comunidade de Cuenca, a parceria beneficiará 15 mulheres artesãs diretamente, além de impactar indiretamente mais de 100 pessoas na cadeia empresarial. Atualmente, essa nova comunidade de artesãos está preparando uma coleção e participando de treinamentos que somam 32 horas, abordando temas como fortalecimento de soft skills, liderança, criatividade e comunicação, além de técnicas de design. Um aspecto crucial dos treinamentos é a geração de grupos de apoio entre as mulheres artesãs.
“Os resultados gerados por esse programa têm um impacto ambiental significativo e gratificante, pois recuperamos um grande volume de resíduos, gerando processos de upcycling”, acrescentou a CEO da LATAM Equador.