
Em função da polêmica sobre as obras no Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a concessionária Fraport Brasil, que istra o empreendimento, divulgou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.
Como amplamente repercutido, uma revista publicou que um CEO de empresa aérea teria afirmado que o aeroporto estaria pronto para voltar a receber voos, mas que o governo federal estaria atrasando a retomada das operações. Com base nisso, dois deputados acusaram Lula de tal intervenção e acionaram o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigação.
Porém, também vem sendo amplamente repercutido por todo o país, através de informações e imagens, que os trabalhos de recuperação da pista de pousos e decolagens do Salgado Filho seguem a todo vapor, o que contradiz, por si só, a suposta alegação informada pela revista.
Mesmo assim, a concessionária reforçou esse aspecto em nota de esclarecimento, que pode ser lida na íntegra a seguir:
“A Fraport Brasil reforça que as obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho seguem avançando conforme cronograma já divulgado. No momento, está em andamento a Fase 2, com previsão de término para outubro.
Atualmente os trabalhos estão concentrados na recuperação da pista de pousos e decolagens (PPD) e taxiways (vias de o entre pátio de aeronaves e pista). São mais de 700 trabalhadores em diferentes turnos de trabalho e mais de 150 máquinas e caminhões atuando nessa etapa da obra.
O trabalho em conjunto entre Fraport Brasil e Governo Federal possibilitará a abertura parcial do aeroporto para voos a partir de 21 de outubro, conforme informações já divulgadas anteriormente pela concessionária. Não há qualquer entrave dos órgãos públicos quanto ao andamento da recuperação do aeroporto, que segue, com celeridade, o cronograma de obras estabelecido.
A abertura completa do aeroporto está prevista para ocorrer em dezembro, incluindo a retomada de voos internacionais a partir do dia 16/12, conforme programação das companhias aéreas.”
Os vídeos a seguir, divulgados pela Fraport neste mês de agosto, mostram algumas imagens das obras: