window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Concluída a revisão detalhada do projeto do motor XA103 de Propulsão Adaptativa de Próxima Geração

Concepção do caça de sexta geração da USAF – Next Generation Air Dominance (NGAD) – Imagem: Collins Aerospace

A Pratt & Whitney informou na última semana que completou a revisão detalhada de projeto de sua oferta de Propulsão Adaptativa de Próxima Geração (NGAP) para a Força Aérea dos EUA.

A P&W apresentou a revisão diretamente de seu ambiente digital colaborativo, fornecendo aos revisores o imediato a todos os dados e materiais para satisfazer os critérios rigorosos.

ar por esta avaliação totalmente digital permite que a equipe comece a adquirir hardware para a construção de seu protótipo de motor XA103 de demonstração de solo, que deverá ser testado no final da atual década.

“A importância desta primeira revisão totalmente digital não pode ser subestimada,” disse Jill Albertelli, presidente da divisão de Motores Militares da Pratt & Whitney. “Os processos digitais ao longo do ciclo de vida são cruciais para entregar rápida e eficientemente capacidades avançadas aos combatentes. Enquanto celebramos nosso centenário, as ferramentas e processos digitais que nossa equipe NGAP demonstrou, e continuará a avançar, estarão na base da nossa maturação tecnológica para nossas soluções de próxima geração no futuro.”

O motor NGAP da Pratt & Whitney tem uma arquitetura adaptativa, permitindo que seus componentes se ajustem ativamente para otimizar a eficiência de combustível, a capacidade de sobrevivência e a gestão de potência e térmica, superando as capacidades de motores de quarta e quinta geração.

Segundo a P&W, esta mudança de o na capacidade do motor ajudará a garantir que a Força Aérea dos EUA mantenha a superioridade aérea e afaste desafios de ritmo.

O XA103 da Pratt & Whitney é um demonstrador de motor de ciclo adaptativo que compete com o XA102 da General Electric como propulsor para o programa de caça de sexta geração da Força Aérea dos Estados Unidos, o Next Generation Air Dominance (NGAD).

Aqui está a tradução do texto para o português do Brasil:

O XA103 é um motor de três fluxos que pode ajustar a razão de desvio (by-) e a pressão do ventilador (fan) para aumentar a eficiência de combustível ou o empuxo, dependendo do cenário.

Ele faz isso empregando um ventilador adaptativo que pode direcionar o ar para um terceiro fluxo de desvio a fim de aumentar a economia de combustível e atuar como um dissipador de calor para resfriamento. O aumento do resfriamento e da geração de energia também permite a potencial utilização de armas de energia direcionada no futuro.

Quando é necessário empuxo adicional, o ar do terceiro fluxo pode ser direcionado para os fluxos do núcleo e do ventilador.

Além da configuração de ciclo adaptativo de três fluxos, o motor também utiliza novos materiais resistentes ao calor, como compósitos de matriz cerâmica (CMC), para permitir temperaturas de turbina mais altas e melhorar o desempenho.

Com informações da Pratt & Whitney

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias