
A NASA informa que seu projeto Demonstrador de Voo Sustentável (SFD – Sustainable Flight Demonstrator) concluiu recentemente os testes em túnel de vento de seu modelo de semi-envergadura da aeronave X-66, em parceria com a Boeing.
O modelo, projetado para representar metade da aeronave, permite que a equipe de pesquisa gere dados de alta qualidade sobre as forças aerodinâmicas que afetariam o X-66 real.

Os resultados dos testes ajudarão os pesquisadores a identificar áreas onde podem refinar o design do X-66 – potencialmente reduzindo o arrasto, aumentando a eficiência de consumo de combustível ou ajustando a forma para obter melhores qualidades de voo.
Os testes no modelo de semi-envergadura do X-66, construído pela Boeing, foram concluídos no Ames Research Center da NASA no Vale do Silício, Califórnia, em sua Instalação do Plano Unitário Transônico de 11 Pés (11-Foot Transonic Unitary Plan Facility).
O modelo ou por testes que representam as condições de voo esperadas para que a equipe pudesse obter informações de engenharia para influenciar o design da asa da aeronave e fornecer dados para simuladores de voo.
Os testes de semi-envergadura aproveitam a simetria. As forças e comportamentos em um modelo de metade de uma aeronave espelham aqueles na outra metade. Usando uma metade em vez do todo, tem-se um modelo de tamanho maior, permitindo que os engenheiros aumentem o número de medições de pressão de superfície. Vários sensores foram colocados na asa para medir forças e movimentos a fim de calcular sustentação, arrasto, estabilidade e outras características importantes.
Os testes de semi-envergadura seguem trabalhos anteriores em túnel de vento no Langley Research Center da NASA em Hampton, Virgínia, usando um modelo menor da aeronave inteira. Os engenheiros estudarão os dados de todos os testes de túnel de vento do X-66 para determinar quaisquer alterações no design que devem ser feitas antes que a fabricação comece na asa que será usada no próprio do X-66.
O projeto SFD é o esforço da NASA para desenvolver configurações de aeronaves mais eficientes à medida que o país avança para uma aviação mais economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável. O projeto busca fornecer informações para a próxima geração de aeronaves de corredor único, as aeronaves mais comuns nas frotas de aviação comercial em todo o mundo. A Boeing e a NASA estão se associando para desenvolver a aeronave experimental demonstradora X-66.
Informações da NASA