window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Conheça o modelo de Boeing 737 que teve apenas duas unidades construídas na história

Foto: Kentaro Iemoto, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A All Nippon Airways (ANA) foi a primeira companhia aérea a solicitar à Boeing a fabricação de um 737-700 especial de longo alcance. O pedido especial foi realizado em 2006 e a Boeing respondeu com duas aeronaves modificadas e renomeadas para “ER” (de Extended Range), entregues em 2007.

Para aumentar o alcance da aeronave, a Boeing instalou nove tanques auxiliares de combustível, quase a autonomia, para 10.204 km (5.510 NM). Além disso, a aeronave recebeu asas, winglets combinados, motores e trem de pouso do 737-800, bem como uma pintura “ANA BusinessJet”.

A empresa japonesa colocou o Boeing 737-700ER para voar inicialmente entre Nagoya e Guangzhou, em março de 2007, mas depois foi alocada para voar entre Tóquio e Mumbai, quando alcançou seu máximo potencial em termos de alcance e receita. O serviço foi inaugurado a 1 de setembro de 2007, com uma frequência de seis voos semanais e cabine toda de classe executiva.

A bordo, cada um dos dois jatos do modelo recebeu uma configuração diferente. Enquanto em um havia apenas 38 assentos totalmente reclináveis ​​de classe executiva, no outro eram 44 assentos, sendo 24 de classe executiva e 20 na econômica . Seu tempo em serviço foi curto e terminou em 2016 e os jatos foram enviados a Tucson, no Arizona (EUA), para armazenamento de longo prazo.

Apesar de curto, o serviço 737-700ER da ANA foi uma peça importante da história da aviação. Foi um dos poucos casos em que uma companhia aérea pediu ao fabricante de aviões a criação de uma aeronave especial e o resultado foi um serviço único e inovador.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias