window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Controlador intervém rápido e manda os pilotos pararem antes de entrar na frente de outro avião decolando

Um incidente de incursão de pista foi evitado pelo Controlador de Tráfego Aéreo no Aeroporto Internacional de Los Angeles na última semana. O caso, registrado em vídeo e áudio da comunicação, envolveu um voo da Delta Air Lines e um jato charter Embraer ERJ-145 da Key Lime Air, que estava transportando uma equipe de basquete.

O caso aconteceu quando o Airbus A321 da Delta (fazendo o voo DL-471) iniciava sua sequência de decolagem e o avião charter da Key Lime Air taxiava para cruzar a pista ativa.

No entanto, aparentemente, o jato menor ultraou a barra de parada da pista, a qual é uma sinalização no chão, onde a aeronave em espera deve aguardar até receber novas instruções do controlador.

Em certo momento, o controlador de tráfego aéreo alerta interveio com uma ordem urgente para interromper o movimento da aeronave charter, evitando o que poderia ser um grave incidente de incursão de pista, ou seja, quando uma aeronave ingressa na pista ativa com outra aterrissando ou pousando.

Kevin Ray, um entusiasta da aviação que documentou o incidente (vídeo abaixo), mostrando os segundos em que o controlador emitiu chamadas urgentes pelo rádio, ordenando que o jato charter parasse. Após a intervenção, o voo da Delta completou sua decolagem rumo a Atlanta sem mais incidentes.

A Delta Airlines abordou o incidente de maneira cautelosa, com um porta-voz afirmando ao Fox News Digital que o voo 471 seguiu os procedimentos padrões, embora a companhia estivesse cooperando com as autoridades de aviação. A Delta também indicou que não houve notificações formais sobre uma investigação da FAA relacionada ao voo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias