window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Controladores de tráfego aéreo se distraem com jogo de futebol e aviões quase colidem em voo

Aeroporto de Reykjavik – foto Mosbatho via Wikimedia

Um incidente que quase resultou na colisão de dois aviões no espaço aéreo da Islândia em fevereiro de 2024 foi causado por distração de controladores de tráfego aéreo, que estavam discutindo um jogo de futebol.

De acordo com sites de notícia da Islândia, a Autoridade de Investigação de Segurança (SIA, na sigla em inglês) divulgou na semana ada o relatório final sobre o caso, revelando que as aeronaves chegaram a ficar a apenas 23 metros de distância uma da outra sobre Skerjafjörður, próximo a Reykjavík.

O incidente ocorreu no dia 25 de fevereiro, quando três controladores estavam de plantão no aeroporto de Reykjavík. De acordo com o relatório, os controladores começaram a discutir uma partida de futebol que estava sendo transmitida na televisão, localizada na área de trabalho. Os registros de áudio indicam que o jogo havia começado pouco antes do ocorrido.

Às 15h26, um barulho alto foi ouvido nas gravações, causado pela queda de um e de tiras de progresso de voo no chão. Enquanto os controladores ajudavam a recolher as tiras, os dois aviões se aproximaram perigosamente, sem que instruções de tráfego fossem readas aos pilotos.

Um dos pilotos chegou a alertar os controladores sobre a proximidade da outra aeronave, evitando uma tragédia. Após o incidente, a televisão foi desconectada da sala de controle.

A SIA afirmou que discussões intensas sobre o jogo de futebol estavam ocorrendo no momento do risco de colisão.

Falha humana e medidas corretivas

O relatório da SIA destacou que a distração dos controladores, combinada com a alta carga de trabalho no momento — um dos controladores estava monitorando sete aeronaves simultaneamente —, contribuíram para o erro. A autoridade recomendou a revisão de protocolos de segurança e a proibição de distrações, como televisores, em áreas críticas de operação.

O caso serve como um alerta para a importância da atenção constante no controle de tráfego aéreo, especialmente em um momento de recuperação do setor, com aumento no número de voos em todo o mundo.

A Islândia, que é um importante corredor aéreo entre Europa e América do Norte, reforçou que tomará medidas para evitar que situações semelhantes se repitam.

Enquanto isso, a SIA continua a investigar outros detalhes do incidente, incluindo a possibilidade de revisão de treinamentos e procedimentos para garantir a segurança das operações aéreas no país.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias