window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Copa Airlines toma multa de US$ 450 mil por transporte ilegal de ageiros

O Departamento de Transportes dos EUA (DOT) multou a Companhia Panameña de Aviación, SA em US$ 450.000 pelo transporte ilegal de ageiros entre os Estados Unidos e a Venezuela através de um ponto de escala. A Copa recebeu ordens de cessar futuras violações semelhantes sob pena de outras sanções.

A autorização de licenciamento econômico que permite a Copa a operar voos de e para os Estados Unidos está condicionada à transportadora não levar ageiros ou carga de ou para qualquer aeroporto da Venezuela.  Sob a Ordem DOT 2019-5-5, que entrou em vigor em 15 de maio de 2019, as transportadoras aéreas americanas e estrangeiras estão proibidas de transportar ageiros entre os dois países. 

Uma investigação realizada pelo Departamento de Proteção ao Consumidor da Aviação do DOT constatou que, quase um mês após a emissão do pedido do DOT em 2019, a Copa vendeu mais de 5.000 bilhetes para viagens aéreas entre os Estados Unidos e Venezuela e transportou mais de 15.000 ageiros nesses itinerários. 

Ao transportar ageiros entre os Estados Unidos e Venezuela, a Copa violou as condições de sua autorização para operar nos EUA. A reincidência pode resultar em multas maiores ou até a perda da autorização para operar voos em território estadunidense.

A ordem de consentimento está disponível em www.regulations.gov , número do documento DOT-OST-2020-0001.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias