
A empresa especialista em ativos de aeronaves Vallair, entregou hoje, 27 de outubro, o primeiro Airbus A321P2F (convertido de ageiro para cargueiro) da história, para um cliente comercial. Esse primeiro exemplar vai para a Qantas Freight, braço de carga da companhia aérea homônima. O jato será empregado nas entregas da rede postal australiana – Australian Post.
Com uma série de entregas futuras de aeronaves já programadas, o programa de conversão do A321 está tendo interesse de operadoras de frete de várias partes do mundo e conta com duas empresas já homologadas para tal serviço. Além do contrato com a Qantas, a empresa já fechou contratos de arrendamento com SmartLynx Malta para duas unidades e um acordo com a start-up americana GlobalX para dez jatos.
Estudos da Airbus preveem que o mercado de carga exigirá cerca de 1.500 aeronaves de fuselagem estreita nos próximos dez anos. Desse total, 1.000 substituirão a frota mais antiga existente e 500 serão necessários para dar e ao aumento da demanda, alimentado principalmente pelo comércio eletrônico em expansão. Para o mesmo período, a Vallair acredita que a indústria poderá ver cerca de 400 A321F voando.