
O fluxo de ageiros no Aeroporto Internacional Santa Maria, de Aracaju, em Sergipe, continua crescendo mês a mês, registrando recordes constantes.
Em abril deste ano, comparado ao mesmo período de 2024, o aumento foi de 22,1%. De acordo com informações divulgadas pela Aena Brasil na última quinta-feira, dia 15, foram registrados 102.559 embarques e desembarques no mês, contra 84.020 no ano ado.
O percentual de crescimento apontado pela empresa a da unidade aeroportuária no quarto mês do ano está relacionado a fatores como o aumento das ações de divulgação turística promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A pasta tem participado de feiras nacionais de turismo, convenções de operadoras e roadshows em diferentes regiões do país, com o objetivo de ampliar a visibilidade de Sergipe como destino turístico.
Além disso, há o impacto da captação de inúmeros eventos corporativos, médicos e esportivos feita pelo Governo do Estado, que serão realizados em Sergipe. Em abril, houve ainda a inclusão de voos extras em decorrência do ‘superferiadão’, que emendou a Sexta-feira Santa e o Dia de Tiradentes, e a realização da Vila da Páscoa pela gestão estadual.
A Aena Brasil também revelou que houve um aumento de 11,4% no número de operações, com 1.239 voos. No acumulado do ano, foram 4.874 chegadas e partidas, o que representa um crescimento de 3% em comparação ao mesmo período de 2024.
Em uma análise comparativa com os três primeiros meses deste ano, quando foi registrado um aumento de 4,1% no fluxo de ageiros no período que engloba o verão e as férias escolares, o crescimento de abril se destaca ainda mais por ocorrer em um período tradicionalmente de baixa temporada. No acumulado do primeiro quadrimestre, o crescimento foi de 7,8%, o que, em números absolutos, representa 436.925 embarques e desembarques na unidade aeroportuária da capital sergipana.
A contínua ascensão, confirmada pelo aumento no número de embarques e desembarques no quarto mês de 2025, mostra a mudança significativa que vem ocorrendo na procura pelo estado como destino turístico. Hoje, Sergipe ocupa, com destaque, as prateleiras das principais operadoras de turismo brasileiras.
Assim, a perspectiva é de que a evolução se estenda ainda mais para o segundo semestre, já que, em junho e julho, o estado promoverá os festejos juninos com o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
Leia mais: