
Dois aviadores da Marinha dos EUA estão bem após seu caça F/A-18F Super Hornet, uma aeronave de dois lugares, ser abatido por engano pelo cruzador USS Gettysburg (CG-64), segundo o Comando Central dos EUA (CENTCOM), em comunicado divulgado na noite de sábado. 144s4j
O incidente ocorreu enquanto o Super Hornet, designado ao porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), sobrevoava o Mar Vermelho. De acordo com o comunicado, o cruzador disparou contra o avião por engano, configurando um caso de fogo amigo.
“Ambos os aviadores [um piloto e um WSO – Weapon Systems Officer] foram resgatados com segurança. As avaliações iniciais indicam que um dos tripulantes sofreu ferimentos leves“, afirmou o CENTCOM, que também destacou que o incidente não foi resultado de fogo hostil e que uma investigação completa está em andamento.
Detalhes do Caso
O evento ocorreu por volta das 3h, horário local de domingo (22), ou 19h, horário da costa leste dos EUA, no sábado (21). Segundo fontes oficiais, o Super Hornet estava designado à Carrier Air Wing One, embarcada no USS Truman, informou o Aviacioline.
Embora a declaração não especifique o esquadrão, o único esquadrão F/A-18F de dois lugares a bordo do porta-aviões é o Strike Fighter Squadron (VFA) 11, conhecido como “Red Rippers”, baseado na Estação Aérea Naval de Oceana, Virgínia.
O grupo de ataque do USS Truman participa da missão Operação Prosperity Guardian, liderada pelos EUA, que visa proteger o tráfego mercante no Mar Vermelho contra ataques dos Houthis, do Iêmen. Como parte dessa operação, as forças norte-americanas têm interceptado drones, mísseis guiados e balísticos lançados pelos Houthis.
No mesmo fim de semana, as forças do CENTCOM realizaram ataques a Sanaa, capital do Iêmen, visando instalações de armazenamento de mísseis e centros de comando e controle. Essas ações buscam interromper e enfraquecer as operações Houthi, incluindo ataques contra navios de guerra e embarcações mercantes no Mar Vermelho, no Estreito de Bab el-Mandeb e no Golfo de Aden.
Responsabilidade do USS Gettysburg
O USS Gettysburg, baseado na Estação Naval de Norfolk, Virgínia, integra o grupo de ataque do USS Truman e entrou no Mar Vermelho na semana ada. Como comandante de defesa aérea do grupo, o cruzador é responsável por detectar e neutralizar ameaças ao porta-aviões e às embarcações de escolta.
Equipado com mais de 100 células de lançamento verticais para mísseis interceptores, o Gettysburg desempenha um papel crucial na defesa aérea. Contudo, o tipo de armamento usado no incidente ainda não foi revelado.
O USS Truman e seu grupo de ataque, que partiram de Norfolk em 23 de setembro, operaram anteriormente no Atlântico, próximo à Noruega e ao Reino Unido, antes de chegar ao Mar Vermelho.
Na declaração oficial, o CENTCOM confirmou: “Dois aviadores da Marinha dos EUA ejetaram-se com segurança sobre o Mar Vermelho durante as primeiras horas da manhã de 22 de dezembro, quando seu avião F/A-18 foi abatido em um aparente caso de fogo amigo.“