window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Curso SAR forma novos militares para atuar em operações de busca e salvamento no espaço aéreo brasileiro

Imagem: Luiz Eduardo Perez / DECEA

Uma nova turma de 20 militares concluiu o Curso de Coordenação de Busca e Salvamento (SAR 001), promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para atuar nos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (ARCC). A capacitação ocorreu no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), e a cerimônia de encerramento foi realizada na última sexta-feira (16/05).

Durante as sete semanas de curso, os militares participaram de simulações de acidentes aéreos e missões de resgate, treinando desde a coordenação técnica das operações até o contato com familiares de vítimas e a relação com a imprensa. O foco foi prepará-los para situações reais, que exigem rapidez nas decisões, equilíbrio emocional e capacidade de liderança.

Na cerimônia de encerramento, o Diretor do ICEA, Coronel Engenheiro Carlos de Oliveira Zica, ressaltou a importância dos novos coordenadores para o sistema SAR: “Formar coordenadores SAR é formar agentes que estarão diretamente envolvidos em salvar vidas. O preparo técnico adquirido aqui é uma ferramenta de alto valor operacional, e o compromisso que agora assumem é com a excelência, a prontidão e a responsabilidade.

O coordenador do curso, Major Aviador Bruno Vieira os, destacou ainda que essa experiência imersiva exige não só conhecimento técnico, mas também raciocínio rápido, liderança e resiliência emocional. “É gratificante ver o comprometimento de cada participante e saber que estamos entregando ao Sistema profissionais mais bem preparados para salvar vidas e honrar a missão que nos é confiada”, declarou.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Avião da Electra surpreende ao gerar 7 vezes mais sustentação do...

0
Os testes demonstraram coeficientes de sustentação superiores a 20, o que significa sete vezes maiores que a faixa típica de 2,5 a 3.