window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DCTA e IPEV realizam ensaios em voo com UH-17 para apoiar a Marinha do Brasil

Imagem: IPEV

Entre os dias 11 e 14 de setembro de 2023, em São José dos Campos, ocorreram os ensaios de avaliação da aeronave UH-17 (Airbus Helicopter H135), operada pelo Esquadrão HU-1 da Marinha do Brasil (MB) durante operações na Antártica. Esses ensaios foram coordenados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e executados pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

As missões de ensaios em voo foram estruturadas de forma específica para permitir a coleta de dados e a análise do desempenho e estabilidade da aeronave UH-17 em baixas velocidades. Isso proporciona um aumento significativo na segurança das operações no território antártico.

Imagem: IPEV

Para alcançar esse objetivo, foram realizados voos com tripulações do Esquadrão HU-1 em conjunto com pilotos e engenheiros de ensaios em voo. Além disso, foram instaladas câmeras de alta definição na cabine de pilotagem e uma instrumentação para indicar a posição do comando direcional. Houve também e em terra, fornecendo informações precisas sobre as condições de vento.

Ao determinar as características de desempenho e estabilidade da aeronave UH-17 em baixas velocidades, o DCTA está prestando apoio técnico à Marinha do Brasil. Isso reafirma o compromisso do Ministério da Defesa com a segurança e a inovação, facilitando operações seguras e eficientes, mesmo em locais com condições climáticas severas, como a Antártica.

Informações do DCTA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias