
Na última sexta-feira, 4 de outubro, líderes da Comissão Europeia, do Governo do Canadá, dos Estados-Membros da União Europeia (EU, na sigla em inglês) e da De Havilland Aircraft of Canada (DHC) celebraram a conclusão das negociações contratuais enquanto a produção de 22 novas aeronaves de combate a incêndios florestais avança nas instalações da De Havilland Canada.
A fabricante canadense apresentou ao Comissário da UE, Janez Lenarčič, um modelo de aeronave com a marca rescEU, além de outros modelos de aeronaves da De Havilland Canada aos representantes dos Estados-Membros da UE reunidos para marcar a ocasião e simbolizar o encerramento do processo de negociação do contrato.
Como parte do evento, a De Havilland Canada anunciou que o nome do DHC-515 Firefighter mudaria para refletir a história e o sentimento predominante pelo nome “Canadair” na Europa.
“Quando as pessoas estão próximas a um incêndio florestal na Europa, elas perguntam quando os Canadairs virão ajudar a proteger sua comunidade”, disse o CEO da De Havilland Canada, Brian Chafe. “Hoje, estamos reconhecendo a história de serviço da frota Canadair ao renomear a aeronave para ‘De Havilland Canadair 515’.”
Para celebrar o evento, a De Havilland Canada lançou um vídeo destacando o estado atual da produção das aeronaves, bem como uma imagem de um De Havilland Canadair 515 rebatizado com a pintura rescEU.
“Para nossa empresa, hoje é um grande dia, pois marca o fim das discussões e o início da produção em ritmo acelerado”, disse Chafe. “Mas o verdadeiro trabalho está apenas começando. Os países europeus depositaram sua confiança na De Havilland Canada, e cabe a todos nós entregar as aeronaves a eles no prazo.”
Informações da De Havilland Canada