window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA amplia Serviço de Informação de Voo na FIR-Brasília com nova fase operacional e chamada de boas-vindas

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) inaugurou, na última segunda-feira (24/03), no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), a segunda fase da prestação do Serviço de Informação de Voo (FIS) na Região de Informação de Voo de Brasília (FIR-BS), na área de responsabilidade do Centro de Controle do Rio de Janeiro.

A ativação foi marcada por uma chamada geral de boas-vindas, transmitida em uma das frequências VHF designadas pelo DECEA para o serviço.

O Projeto FIS, instituído pelo DECEA e coordenado por representantes dos Centros Regionais, tem como objetivo manter a segurança operacional por meio da ampliação do o dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) ao serviço, especialmente para voos sob regras de voo visual em espaços aéreos não controlados (classe G). Além disso, visa incrementar a eficiência das operações de Busca e Salvamento em apoio a esses tráfegos, otimizar a movimentação ordenada do tráfego aéreo e reduzir a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo.

Por meio do FIS, as tripulações de aeronaves em espaço aéreo classe G recebem, quando solicitado, informações relevantes para o voo, como mudanças na condição operacional dos auxílios à navegação, na infraestrutura dos aeródromos e facilidades associadas, além de condições meteorológicas reportadas ou previstas para os aeródromos de partida, destino e alternativa, conforme previsto na legislação do DECEA.

A ativação do serviço representa um avanço no Plano do Projeto FIS, integrante da PFF 007 – Evolução da Comunicação, Navegação, Vigilância e Inspeção em Voo, do Programa SIRIUS Brasil. A implementação da fase final do projeto na região Centro-Oeste está prevista para 25 de abril de 2025.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias