window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA apresenta resultados da prova de conceito para alocação de slots no Aeroporto de Congonhas

Aeroporto de Congonhas – Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou uma Prova de Conceito da alocação de slots (autorizações para pouso e decolagem), no aeroporto de Congonhas (SP), no período de 01 de julho a 31 de outubro.

A iniciativa teve o objetivo de otimizar ao máximo a operação da aviação geral no aeroporto e manter uma relação transparente com os operadores aéreos para aprimorar continuamente os serviços prestados. Entre os benefícios alcançados durante o período da Prova de Conceito, estão o maior aproveitamento e fluidez na alocação, além de melhor utilização da pista do aeroporto.

De acordo com o levantamento, durante estes três meses de operação, houve um total de 216 trocas de slots entre a Central de Facilitação da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e a Central Integrada de Slots (CIS).  

A taxa média de desperdício de slot no mês de julho foi de 28%, agosto teve 6,5%, e em setembro foi de 17,75%, com uma redução no desperdício de slot e um melhor aproveitamento por parte dos operadores.

A Central de Slots atende tanto associados quanto não associados da ABAG, garantindo e a uma ampla gama de operadores. Nesse período, foram atendidos 148 operadores privados não-associados e 68 operadores associados, de um total de 216 solicitações recebidas, reforçando o compromisso com a inclusão e e abrangendo todos os envolvidos na aviação geral.

O Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, destacou a importância do trabalho colaborativo entre os envolvidos. “O nosso objetivo é maximizar a utilização de slots aeroportuários destinados à aviação geral, promovendo a troca de slots entre os operadores de forma integrada com o SIGMA e levando em conta as demandas operacionais do aeroporto de Congonhas”, afirmou o Oficial.

Segundo o Diretor-Geral da Associação Brasileira de Aviação Geral, Flávio Pires, “há uma colaboração contínua entre a coordenação da ABAG e a Central Integrada de Slot para assegurar que todos as solicitações sejam atendidas de forma otimizada e que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível”.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias