window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA e ANAC representam o Brasil na ICAO Security Week 2023 em Montreal

Imagem: DECEA

No período de 23 a 27 de outubro, representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) marcaram presença na ICAO Security Week 2023 em Montreal, Canadá. O evento reuniu autoridades e especialistas de todo o mundo para discutir estratégias voltadas para a Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) e Segurança Cibernética (CYBER SECURITY).

Participaram do encontro representantes de estados-membros, empresas de tecnologia e segurança da aviação, es aeroportuários, provedores de navegação aérea, além das principais agências de navegação aérea internacionais, como a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e a istração Federal de Aviação (FAA).

Ao longo da semana, foram abordados temas de relevância nacional, como a proteção e resiliência de infraestruturas críticas, segurança cibernética, serviços de Open Source Intelligence (OSINT) aplicados à gestão de risco, inovação digital, inteligência artificial, segurança da cadeia de abastecimento de carga aérea, mitigação de ameaças UAS (Unmanned Aircraft System) e compartilhamento de informações entre estados diante de ameaças terroristas, entre outros.

O Chefe do Subdepartamento de istração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, ressaltou que alguns dos temas discutidos estão em estágio avançado no Brasil. Ele destacou o Centro de Operações de Segurança da Informação do DECEA, localizado no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro, como um exemplo de modelo de negócio que pode servir de referência para os estados-membros interessados.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias