
Uma delegação brasileira, composta por integrantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), realizou uma visita à istração Federal de Aviação (FAA), nos Estados Unidos, entre os dias 9 e 13 de dezembro.
O evento ocorreu na sede da FAA, em Washington, e integra a estratégia do DECEA de estreitar relações com organizações certificadoras internacionais. Essas entidades, assim como o DECEA, têm a responsabilidade de avaliar a conformidade de equipamentos, sistemas, empresas, profissionais e processos relacionados ao controle e à defesa do espaço aéreo.
Designado como uma das organizações certificadoras do Comando da Aeronáutica, o DECEA vem fortalecendo parcerias com entidades nacionais, como o INMETRO, a ANAC e a ANATEL, além de outros componentes da Infraestrutura da Qualidade no Brasil, como a ABNT, a ABRAC e diversos laboratórios de ensaios (LABELO/PUC-RS, Eldorado/UNICAMP, entre outros). A interação com organizações internacionais também tem ganhado destaque no contexto dessa iniciativa.
“Além de discutir os procedimentos e processos empregados pela FAA para a avaliação da conformidade de produtos utilizados na infraestrutura de controle do espaço aéreo, buscamos compreender como são desenvolvidos os requisitos e as metodologias de ensaio para cada tipo de equipamento e sistema. Também exploramos os procedimentos adotados para a designação dos laboratórios autorizados a realizar os ensaios”, explicou o Major Leandro de Oliveira Peixoto, chefe da delegação e adjunto da Divisão de Conformidade do ICEA (DC).
A comitiva contou ainda com as presenças de Emanuel José Peloso de Morais e do Major Elton Cecon, ambos do ICEA, e de Paulo Cesar Alves de Assis, da Assessoria de Assuntos de Avaliação da Conformidade do Subdepartamento Técnico do DECEA. Durante a visita, iniciaram-se tratativas para estabelecer ou ampliar acordos de cooperação com a FAA, com ênfase na área de certificações.
Durante as reuniões, a delegação brasileira interagiu com gerentes seniores e especialistas de diversas áreas da FAA, abordando temas como o sistema de gerenciamento de aquisições, a definição de requisitos e a avaliação de Torres Remotas, cybersegurança, entre outros assuntos.
“Além conhecer os processos utilizados pela FAA para avaliar sistemas de meteorologia e a estratégia de regulação e gerenciamento de tráfego de aeronaves não tripuladas, esta missão representa mais um o na consolidação da estratégia do DECEA de estreitar relações com autoridades internacionais de controle do espaço aéreo”, destacou o chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Eduardo Jansen.
Leia mais: