window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA implementa Projeto Eco Norte para otimização de rotas e redução de emissões em preparação para COP30

Imagem: DECEA

Em mais um esforço para encurtar as trajetórias de voo e, ao mesmo tempo, reduzir seus impactos ambientais, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementará o Projeto Eco Norte.

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, em novembro de 2025. Nesse sentido, a implementação do Projeto Eco Norte pelo DECEA reforça o comprometimento do Brasil com os objetivos globais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para contribuir com um setor mais sustentável e ambientalmente responsável.

De acordo com informações do DECEA, o projeto, coordenado pelo Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), tem como objetivo otimizar a utilização do espaço aéreo, permitindo uma distribuição mais eficiente das rotas de voo, o que proporcionará redução no tempo de voo, consumo de combustível e, por extensão, na emissão de gases poluentes.

A iniciativa visa também a otimização das operações nas Áreas de Controle Terminal (TMA) de Belém, Manaus e Cuiabá, com o intuito de diminuir a complexidade nos procedimentos de chegada e saída dos terminais.

Tomada de Decisão Colaborativa

O projeto está sendo desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversas organizações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e companhias aéreas.

Na fase de planejamento, estão sendo produzidos relatórios com oportunidades de melhoria nas localidades e elaboração das novas trajetórias propostas. Na fase de validação, serão utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação de cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e nas emissões de CO₂ na atmosfera. Já na fase de implementação, serão elaborados procedimentos, realizadas validações em voo e o treinamento dos controladores de tráfego aéreo.

O ICA será responsável por toda a fase de planejamento, elaboração dos procedimentos de navegação aérea e das cartas aeronáuticas, com inserção em banco de dados e publicação nos Portais AISWEB e GEOAISWEB,” explica o Gerente do Projeto Eco Norte, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno da Silveira Topini.

Segundo o Chefe da Divisão Operacional do CINDACTA IV, Tenente-Coronel Aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, “a execução do projeto será realizada em três etapas, com previsão de ser implementado em Belém em 10 de julho de 2025; Manaus em 7 de agosto de 2025; e Cuiabá em 2 de outubro de 2025.

O sucesso do projeto reafirma o compromisso do DECEA em promover um espaço aéreo mais eficiente e flexível, com foco em inovações e melhorias que beneficiem a aviação no Brasil e o meio ambiente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias