
Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando do 17º Ciclo de Reuniões do de Procedimentos de Voo por Instrumentos (IFPP). O evento, promovido pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), acontece até nesta sexta-feira (08).
O encontro tem por objetivo discutir e propor a atualização, aprimoramento e desenvolvimento de novos critérios de elaboração de procedimentos de navegação aérea, buscando atender ao contínuo aumento do tráfego aéreo, à evolução tecnológica dos equipamentos de bordo e à expectativa dos usuários por um sistema de navegação aérea seguro, eficiente e ambientalmente sustentável.
Esses critérios são desenvolvidos por um grupo de especialistas de diversos Estados e organizações internacionais, que trabalham por meio de correspondência e de reuniões presenciais. Nessas reuniões, são decididos os critérios que serão propostos à Comissão de Navegação Aérea (ANC) para a atualização do Doc. 8168 – Operação de Aeronaves -, e de outros documentos da OACI que tratam da atividade de elaboração de procedimentos.
As experiências e os conhecimentos adquiridos no de Procedimentos de Voo por Instrumentos são compartilhados com grupos de trabalho e de implementação do DECEA, como a Otimização do Espaço Aéreo Nacional e o Grupo de Estudo sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA). Diversos benefícios já foram alcançados, trazendo melhorias significativas para a atividade de elaboração de procedimentos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
Durante a reunião estão sendo discutidos temas importantes para a navegação aérea, como os procedimentos de Performance de Navegação Requerida (RNP AR, do inglês Required Navigation Performance – Autorization Required), que oferecem grandes benefícios às operações aéreas nos aeroportos, especialmente em termos de maior ibilidade e eficiência de voo.
O representante do DECEA e membro do , Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, destacou a importância da participação do DECEA no evento. “Além de acompanhar e contribuir com o desenvolvimento dos critérios de elaboração de procedimentos de navegação aérea da OACI, é essencial também para adquirir conhecimentos técnicos e especializados, que permitem conhecer antecipadamente as tendências e os rumos das discussões e possibilitar a adoção de medidas para alinhamento do DECEA aos padrões e melhoras práticas internacionais”, afirmou o Oficial.
Informações do DECEA
Leia mais: