window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

DECEA realiza 2º workshop sobre Estações de Telecomunicações e Tráfego Aéreo no Rio de Janeiro

Aeroporto Santos Dumont – Imagem: Infraero

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, dia 10 de setembro, o 2º Workshop sobre Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Aeronáuticas e de Tráfego Aéreo (EPTA). O evento reuniu, no auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro, especialistas, autoridades e organizações do setor para debater os assuntos mais importantes sobre a operação e homologação dessas estações, que desempenham um papel essencial na eficiência do tráfego aéreo brasileiro.

Além de abordar temas relacionados à homologação e operação das EPTA, o workshop buscou estreitar os laços entre o DECEA e os operadores das estações. A programação abrangeu, entre outros assuntos, novos estudos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, processos que envolvem a proteção das áreas ao redor dos sítios dos aeroportos, tarifas de navegação aérea, questões relacionadas à restrição de os às áreas sensíveis das estações, aprimoramentos nas estações meteorológicas e o conceito de avaliação da conformidade de produtos de controle do espaço aéreo.

O evento também serviu como espaço para o esclarecimento de dúvidas sobre as diretrizes do Departamento e para a divulgação de novas iniciativas e estudos que visam tornar o funcionamento dos órgãos operacionais mais eficientes e seguros.

O chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha enfatizou a importância do workshop como um espaço de troca e colaboração. “Fizemos o primeiro workshop EPTA ano ado e obtivemos grandes resultados. A ideia é permanecer com uma edição do evento a cada ano, sempre com transmissão pela internet. É a oportunidade de consolidarmos este diálogo. Juntos, somos mais fortes. Quanto mais informações pudermos trocar, mais coesa será nossa comunidade aeronáutica.

Participaram do evento empresas prestadoras de serviços de navegação aérea, fornecedores de equipamentos para essas empresas e integrantes das divisões de operações dos órgãos regionais do DECEA.

AS EPTA

As Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Aeronáuticas e de Tráfego Aéreo são estruturas essenciais para a operação segura e eficiente da aviação. Elas são responsáveis pela transmissão de informações entre aeronaves e controladores de tráfego aéreo, além de prover dados meteorológicos, orientação de voo e outros serviços que asseguram a integridade das operações aeronáuticas em diversas localidades do País.

A expansão das EPTA é fundamental para o crescimento da aviação em regiões menos servidas, promovendo o desenvolvimento econômico e social ao conectar áreas remotas com os principais centros urbanos. A presença dessas estações viabiliza operações seguras em aeroportos regionais e facilita o o a serviços de transporte aéreo de qualidade, contribuindo para a integração do território nacional.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias