window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Decola o primeiro voo de deportados realizado com o Embraer KC-390 da FAB

Acabou de decolar de Fortaleza o avião militar Embraer KC-390, que pela primeira vez transporta deportados brasileiros para Confins.

A aeronave da Força Aérea Brasileira foi designada desta vez para buscar os brasileiros expulsos dos Estados Unidos, que desembarcaram na manhã deste sábado (15) no Aeroporto Internacional de Fortaleza, a bordo de um Airbus A320 fretado pelo governo americano.

Após problemas em uma escala em Manaus, os voos de deportação deixaram de seguir para Belo Horizonte (Confins) e aram a ser finalizados no Ceará. Segundo o Planalto, a escolha da cidade visa reduzir o tempo em que os deportados permanecem algemados. No entanto, Fortaleza não é a cidade com o aeroporto internacional mais próximo dos EUA, já que Belém e Manaus estão em localizações mais estratégicas. No entanto, por motivos não revelados, essas cidades não foram escolhidas para o desembarque.

Desde que esses voos aram a ser direcionados para Fortaleza, a FAB tem transportado os deportados para Minas Gerais, estado de origem da maioria dos brasileiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, principalmente através de coiotes pelo México, com o auxílio de cartéis de droga locais.

Nas últimas ocasiões, que segundo a FAB seriam “excepcionais”, mas acabaram se tornando regulares, foi utilizado o Airbus A330-200 (KC-30). Agora, pela primeira vez, os deportados serão transportados em um avião cargueiro militar, que é menor e um pouco menos confortável, mas tem um custo operacional significativamente mais baixo.

O voo do KC-390 deve pousar no final da tarde no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e pode ser acompanhado neste link ou na janela abaixo:

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias