
Decolou de Frankfurt, na Alemanha, no final da madrugada desta terça-feira, 7 de março, rumo ao oriente, mais um avião Airbus A380 da companhia aérea Lufthansa. Este é o segundo exemplar do maior avião de transporte de ageiros do mundo a ser enviado pela companhia, assim como ocorreu com o anterior no final de janeiro.
O destino deste quadrijato, registrado sob a matrícula D-AIMM, é Manila, nas Filipinas, onde a Lufthansa Technik, divisão de engenharia e manutenção do Grupo Lufthansa, possui um grande centro de atendimento ao jato de dois andares.
O voo do exemplar anterior, de matrícula D-AIMK, em 29 de janeiro, durou cerca de 12 horas e meia. No momento da publicação desta matéria, o D-AIMM estava em voo há quase 9 horas.

A companhia está enviando seus A380 para lá porque, antes de voltar a realizar voos comerciais, eles precisam ar por manutenção de grande complexidade, em decorrência de terem ficado estocados desde 2020 por causa dos impactos da pandemia da Covid-19 na aviação.
Com o longo tempo sem intervenções e em estocagem, diversas tarefas de manutenção têm seu prazo expirado, portanto, é necessário realizar o chamado Check-C, no qual diversos sistemas e estruturas da aeronave são inspecionados e/ou desmontados, e reparados ou substituídos, se necessário.
Durante a pandemia, e com a expectativa de lenta retomada do mercado de transporte de ageiros, a Lufthansa havia planejado não voltar a usar seus A380, ao menos não tão cedo. Tanto que devolveu 6 de seus 14 exemplares à Airbus e colocou os demais 8 na estocagem de longo prazo.
Porém, a recuperação mais rápida do que o previsto nas viagens aéreas e os atrasos nos prazos de entregas de novos aviões por Boeing e Airbus levaram a empresa a reativar seus gigantes aviões de dois andares.
Além dos dois aviões acima descritos, nas próximas semanas mais dois A380 partirão de Teruel, na Espanha, onde estão estocados, rumo a Frankfurt, para também serem preparados para o envio à manutenção. E outros exemplares já estão previstos para o ano que vem.