window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Decola rumo ao Aeroporto de Campinas o próximo Airbus A330 da frota da Azul; assista ao vivo ao pouso

O A330-200 decolando em Confins – Imagem: Ricardo Morgan

Acaba de decolar do Aeroporto Internacional Tancredo Neves – BH Airport, de Belo Horizonte, em Confins (MG), o próximo Airbus A330 que em breve entrará na frota de transporte de ageiros da Azul Linhas Aéreas.

A aeronave A330-200, que chegou ao país no final de agosto com a matrícula N770CL e cujo registro brasileiro é o PR-AIN, decolou neste início de tarde de sábado, 7 de setembro, no voo AD-9804, com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde fica o grande hangar de manutenção da Azul.

O pouso poderá ser assistido no player abaixo nesta matéria, que mostra a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube. Abaixo do vídeo, está disponível o rastreamento em tempo real do avião na plataforma AirNav RadarBox, para que se saiba o momento exato da chegada. Após as telas, leia mais informações sobre este A330.

Atualização: a decolagem em Confins e o pouso em Campinas são mostrados nos vídeos a seguir, publicados pelos canais “MorganSpotter”, “Viracopos FullHD” e “Golf Oscar Romeo”:

Tela 1 – câmera ao vivo voltada ao Aeroporto de Campinas

Tela 2 – rastreamento em tempo real do voo AD9804

Esse é o primeiro voo deste avião desde que chegou ao país na tarde do dia 31 de agosto. Enquanto em Confins, ou pelos procedimentos necessários à regularização de uma nova aeronave chegando do exterior e, agora, será preparado para, em breve, entrar em operação no transporte de ageiros.

Como descrito previamente pelo AEROIN, este A330-200 tem 15 anos, pois entrou em operação em janeiro de 2009 na frota da Etihad Airways. Em 2019, foi retirado de uso, e depois voltou à ativa em 2021 pela alemã Condor, onde permaneceu até dezembro de 2023. Estava em Teruel, na Espanha, desde março, e partiu no dia 31 de agosto para o voo de translado ao Brasil.

Imagens feitas em Teruel antes da vinda desse A330 mostram que outro exemplar (também fabricado em 2009) que está no mesmo local já recebeu a pintura da Azul. Ele tem matrícula N775CL e será o PR-AIL quando vier ao Brasil.

Além deles, o A330-200 de matrícula N974AV, fabricado em 2011 e que operou pela Avianca e Avianca Brasil, está sendo preparado em Medelín, na Colômbia, para operar na frota da Azul como PR-AIP.

A frota ativa do modelo A330-200 na Azul é composta de outras 4 unidades, registradas sob as matrículas PR-AIU, PR-AIV, PR-AIW e PR-AIZ. Além disso, os demais equipamentos de longo alcance da companhia são os 7 jatos de nova geração A330-900 (A330neo), de matrículas PR-ANB, PR-ANC, PR-ANV, PR-ANW, PR-ANX, PR-ANY e PR-ANZ.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FAB celebra Aviação de Patrulha, a linha de frente na defesa...

0
Atuando 24 horas por dia, a Aviação de Patrulha cobre mais de 13 milhões de km² e é peça-chave na defesa do mar territorial brasileiro.