Início Empresas Aéreas

Delta avança com Wi-Fi de graça em voos de longa distância, com Brasil esperado para breve 5x146z

Imagem: Delta Air Lines

Nos últimos anos, a Delta Air Lines tem se empenhado em oferecer Wi-Fi rápido e gratuito em sua frota. Embora a introdução do serviço de internet gratuita tenha sido realizada com sucesso na maior parte da frota doméstica principal da Delta, o mesmo não pode ser dito para seus aviões internacionais. 555a25

A boa notícia, entretanto, é que, a partir do início de abril, todos os voos transatlânticos para a Europa, Israel e Oeste da África arão a contar com o Wi-Fi Delta Sync gratuito, patrocinado pela T-Mobile.

A Delta ativou inicialmente o Wi-Fi gratuito para membros do clube de fidelidade SkyMiles em grande parte de sua frota de aeronaves de curto alcance no início de 2023, como parte de uma parceria significativa com a T-Mobile.

No entanto, a implementação do serviço em toda a frota internacional enfrentou atrasos em comparação com as estimativas iniciais. Por exemplo, a companhia tinha planos de começar a instalar Wi-Fi gratuito em seus jatos comerciais Boeing 717 em 2024, mas o processo de instalação está apenas começando e deve se estender até o início de 2026.

Enquanto isso, os primeiros jatos regionais da Delta foram equipados com Wi-Fi gratuito no início da primavera, e o programa de retrofit para toda a frota pode se estender até o próximo ano.

Quanto ao restante da frota internacional da Delta, as rotas para a América do Sul deverão receber Wi-Fi gratuito ainda na primavera, enquanto os voos para a Ásia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul não contarão com o serviço antes de 2026.

Em comunicado, a Delta explicou que os atrasos nas rotas internacionais se devem ao fato de a companhia “estar dedicando mais tempo para testar e aprimorar o serviço, garantindo que seus clientes tenham a melhor experiência possível antes de disponibilizar novos mercados com conectividade rápida, confiável e gratuita.

Diferentemente da United Airlines, que optou pelo serviço de internet Starlink de Elon Musk para equipar suas aeronaves, a Delta está utilizando duas empresas de internet via satélite diferentes para sua expansão. Mais de 400 jatos regionais e os Boeing 717 receberão Wi-Fi de qualidade de streaming da Hughes, enquanto o restante da frota da Delta terá tecnologia da Viasat instalada.

A introdução do Wi-Fi gratuito faz parte de um pacote mais amplo de melhorias na oferta de entretenimento a bordo da Delta, que inclui um novo aplicativo com e de inteligência artificial e um sistema de entretenimento em nuvem.

A Delta declara que sua decisão de continuar investindo em telas individuais nos assentos e sistemas de entretenimento aprimorados foi validada por novos dados que mostram que os ageiros usam várias telas enquanto voam, assim como fazem em suas salas de estar.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.