window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Departamento Estadual de Aviação de AL conclui curso de apoio e suprimento aéreo a novos servidores

Imagem: Governo de Alagoas

O Departamento Estadual de Aviação (DEA) concluiu, na última sexta-feira (24), o Curso de Transporte, Apoio e Suprimento Aéreo (CTASA), destinado a integrar os servidores recém-chegados ao ambiente aeronáutico. Ao longo de cinco dias intensivos, os participantes foram capacitados em temas essenciais, como legislação aeronáutica, segurança operacional, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, princípios básicos de funcionamento das aeronaves e procedimentos para o abastecimento seguro de aviões e helicópteros.

Segundo informou o Governo de Alagoas, a aula inaugural ocorreu no auditório do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, com uma palestra de Charles Pessoa Araújo, encarregado de Safety da AENA Brasil, empresa responsável pela gestão do aeroporto. Ele abordou tópicos relacionados à organização da segurança no aeroporto, trânsito de veículos, controle de o e inspeção de ageiros.

Essa capacitação representa um marco importante para o DEA, pois reforça nossa missão de assegurar que todos os profissionais envolvidos nas operações aéreas estejam alinhados às melhores práticas de segurança e preparados para os desafios da aviação. Este curso também fortalece a integração entre os órgãos e promove uma cultura de excelência e responsabilidade no DEA”, afirmou o coronel André Madeiro, diretor-presidente do Departamento Estadual de Aviação.

Sob a coordenação da Diretoria de Ensino do DEA, liderada pelo major Felipe Dórea, o treinamento foi desenvolvido para nivelar o conhecimento básico sobre operações aéreas, com foco na segurança operacional.

Os participantes puderam se familiarizar com a rotina de uma unidade aérea pública, compreendendo os riscos envolvidos na operação e a forma adequada de se comportar diante desses desafios. Com a carga horária de instrução recebida, agora estão aptos a trabalhar e a apoiar nossas operações aéreas”, disse o major Felipe Dórea.

Um dos focos principais do CTASA é a segurança durante as operações. “Desde o primeiro até o último dia, buscamos transmitir aos novos servidores do DEA as noções de segurança e, principalmente, a cultura de segurança que deve prevalecer em uma unidade de aviação”, destacou Márcio Albuquerque Lima, policial civil com vasta experiência aeronáutica e integrante do Departamento de Ensino do DEA.

Ele foi o facilitador da disciplina sobre conhecimentos técnicos de aeronaves, explicando os princípios que sustentam as aeronaves no ar, além de abordar aspectos relacionados ao abastecimento e produtos perigosos.

Além dos servidores istrativos, o CTASA contou com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil que fazem parte das equipes do DEA.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helibras entrega as duas primeiras aeronaves do programa TH-X para a...

0
O processo de recebimento da 1ª aeronave H125 “Esquilo B3e” foi iniciado no mês de abril, pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução.