
Na manhã desta quinta-feira (3), as redes sociais ficaram movimentadas com a notícia de que a Deputada Carla Zambelli, que apoia o presidente Jair Bolsonaro, havia saído do Brasil. Mais tarde, a própria parlamentar confirmou com uma carta, explicando quais seriam suas intenções com a viagem.
Zambelli sai do país num momento em que está envolvida em uma série de polêmicas nos últimos dias, incluindo o caso em que se desentendeu com um grupo de apoiadores de Lula da Silva e acabou sacando uma arma. Além disso, nos últimos dias, ela fez uma série de publicações em apoio às manifestações que fecharam rodovias do país, as quais foram interpretadas como incentivos a um movimento golpista pelo Tribunal Superior Eleitoral e resultou no bloqueio de seus perfis nas redes sociais, até segunda ordem.
O VOO – Segundo o jornalista Igor Gadelha, a deputada embarcou num voo da Copa Airlines que partiu de Brasília nas primeiras horas da madrugada de hoje. Segundo dados do Radarbox, o voo tem número CMP-204 e foi operado com a aeronave Boeing 737-800 para 160 ageiros de matrícula HP-1526CMP. O voo não é direto até os EUA, mas faz conexão na Cidade do Panamá.
Diante da repercussão, Zambelli disse que sua viagem não é uma fuga, já que não há um pedido de prisão formal no momento. Sobre isso, ela chegou a publicar uma carta, como segue.
“Se houver um pedido de prisão, eu me apresento. Não sou fugitiva, nem nunca serei”, afirmou Carla Zambelli à coluna. A deputada viajou para os EUA em um voo da Copa Airlines que decolou na madrugada desta quinta (3/11) de Brasília. 👇🏽@Metropoles https://t.co/QRMHiiqbtc
— Igor Gadelha (@igorgadelham) November 3, 2022
Leia a nota publicada pela deputada Carla Zambelli:
“É através das minhas redes sociais que reporto eventos, faço questionamentos, trago conhecimento informativo e divulgo minha agenda.
O resultado desse trabalho de confiança e respeito me garantiu o título de parlamentar de maior influência no Brasil nos últimos 2 anos segundo o FSB e 2 vezes a melhor deputada do Brasil, segundo o Congresso em Foco.
A decisão que censurou todos os meus canais de comunicação, inclusive o Watsapp tem como objetivo controlar o fluxo de informações e conter uma das maiores vozes conservadoras da internet com mais de 9.520.000 seguidores em sete redes sociais.
Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras! Estou no meio desse movimento de contenção, repressão e ataque à Liberdade.
Estou cumprindo agendas pessoais e aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas.“
Depois de ter seus perfis nas redes sociais suspensos por decisão judicial, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) divulgou links para suas novas contas na madrugada da quarta-feira (2) em uma tentativa de driblar as determinações.
No mesmo dia, porém, os novos perfis foram derrubados após nova decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O teor das decisões, no entanto, está sob sigilo.
