
O deputado Luciano Araújo (SD) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues que, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), realize a manutenção e reforma do Aeroporto 2 de Julho, no município de Jacobina.
O objetivo, segundo explica o parlamentar na indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), é promover a adequação do terminal aeroportuário às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a fim de permitir a operação de voos comerciais regulares em todos os turnos.
Luciano Araújo argumenta que a aviação regional desempenha um papel fundamental na integração territorial do Brasil. “Ao conectar cidades menores e mais remotas aos grandes centros urbanos, a aviação regional facilita o o a serviços essenciais, como saúde e educação, além de estimular o turismo e o comércio”, diz o legislador no documento.
Segundo informou o serviço de imprensa da ALBA, ele acrescenta que a aviação regional é um importante fator para o desenvolvimento do país, haja vista que contribui para o desenvolvimento da malha aérea e propicia melhores condições para o deslocamento da população e o rápido envio de correspondências e cargas. O setor, como explica o deputado, ainda gera empregos e incrementa a economia a cada novo destino comercial operado pelas companhias aéreas.
“Nessa linha, é inegável que a manutenção e reforma do Aeroporto 2 de Julho, no município de Jacobina, que atende a uma necessidade premente da região, proporcionará inúmeros benefícios para todo o território do Piemonte da Diamantina, fortalecendo o extremo norte da Chapada Diamantina, bem como a movimentação da economia, a geração de empregos e o aprimoramento da infraestrutura local”, concluiu Luciano Araújo.
Leia mais: