
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) alerta para novas ocorrências de descarte irregular de lixo dentro da área do terreno do Aeroporto Hugo Cantergiani. Ações de limpeza dos resíduos foram realizadas na última sexta-feira (04/04), entretanto, nesta segunda-feira (07/04), servidores do aeródromo flagraram novamente o acúmulo de dejetos no local.
O descarte ocorre por cima dos muros que separam o pátio aeroportuário das residências do bairro Esplanada. A cena se repete com frequência e inclui lixo doméstico, restos de caliça, móveis e até animais mortos.
O descarte irregular de lixo no terreno do aeroporto não é apenas um ato de irresponsabilidade por parte da sociedade, mas também representa risco de acidentes aéreos. Os dejetos descartados atraem aves e animais silvestres, constituindo uma ameaça direta à segurança das aeronaves. Colisões com pássaros (conhecidas como bird strikes) estão entre as principais causas de acidentes durante pousos e decolagens.
Além do risco de sinistros, a presença de lixo compromete a limpeza, o controle ambiental e o cumprimento das normas técnicas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O regulamento RBAC-153 obriga o operador aeroportuário a adotar medidas rigorosas para o controle da fauna e da limpeza da área operacional. O descumprimento da norma pode acarretar sanções e multas e, em casos graves, até restrições à operação do terminal.
A SMTTM reforça que o descarte irregular de lixo também configura crime ambiental, sujeito à pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa. A legislação também responsabiliza os infratores por danos à saúde pública e ao meio ambiente.
O gestor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Cleberson Babetzki, apela à conscientização da população: “Estamos pedindo a colaboração de todos os moradores. Essas atitudes, de jogar lixo dentro do aeroporto, são criminosas e colocam vidas em risco. Pedimos que, ao presenciarem esse tipo de ação, as pessoas denunciem. Essa é uma responsabilidade de todos. Estamos defendendo a segurança de voos que transportam centenas de pessoas diariamente”, enfatiza.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), à Guarda Municipal ou diretamente à istração aeroportuária, a qualquer colaborador do Aeroporto Hugo Cantergiani. Fotografias e vídeos das ações auxiliam na identificação dos infratores e no encaminhamento à fiscalização.
Informações da Prefeitura de Caxias do Sul
Leia mais: