
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), publicou duas novas cartas de aproximação para a cabeceira 11 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
A iniciativa visa a garantia da segurança nas operações durante as obras no aeródromo, que está fechado desde as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
As novas cartas de aproximação foram elaboradas na última quinta-feira (29/08) em função de obras na área operacional do aeroporto, pois foi necessário o deslocamento temporário da cabeceira 11 em 1.470 metros para permitir o recapeamento da pista, danificada pela enchente.
A disponibilização antecipada destas cartas visa garantir que essas informações estejam disponíveis na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Voo das aeronaves assim que o aeródromo for reaberto para a operação de asa fixa (aviões), com previsão para o dia 21 de outubro.
A publicação dessas cartas e das modificações na infraestrutura do aeródromo resultaram de tratativas entre o DECEA, o ICA, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Fraport, empresa que istra o Aeroporto Salgado Filho, evidenciando um esforço conjunto para garantir a segurança e a eficiência das operações.
Com esta iniciativa, o DECEA reafirma seu compromisso com a gestão do espaço aéreo, assegurando a ibilidade das operações aéreas em qualquer circunstância, sem comprometer a segurança dos voos.
Informações do DECEA