
Menos de uma semana após reiniciar os voos em Araraquara, a Azul fará uma grande mudança nos voos da cidade do interior paulista.
Antes da Pandemia do Coronavírus, a cidade recebia um voo diário nos dias de semana vindo de Campinas (Viracopos), operado por aeronaves bimotores turboélice ATR 72-600, com capacidade para até 72 pessoas.
Com a retomada dos voos no pós-Pandemia, a Azul fez uma aposta maior e decidiu ter quatro voos diários para Araraquara começando nesta segunda (14), mas que logo se provaram infrutíferos. Com exceção do dia de estreia, começaram a ocorrer vários cancelamentos, como relatamos aqui após vários leitores entrarem em contato conosco.
Nesta quinta-feira, 17 de outubro, a situação ficou mais crítica, com apenas um dos quatro voos previstos sendo operados, com a mesma programação de cancelamentos para amanhã, dia 18. Para entender melhor a situação, entramos em contato com a Azul, que informou que “como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, as operações no aeroporto de Araraquara (SP) serão readequadas, devido à baixa ocupação. Os voos terão sua frequência diminuída e arão a ser operados por aeronaves Cessna C208EX Grand Caravan, com capacidade para 9 clientes”.
O monomotor turboélice C208EX deverá estrear já na próxima segunda, 21, como consta no site de reservas da companhia, assumindo dois dos três voos diários que a empresa planeja ter. Em outros dias da semana, o ATR fará duas das três frequências, alternando com o Caravan em número de voos. Já no mês de novembro e dezembro estão previstos apenas dois voos, mas ambos realizados com o ATR. Mas vale ressaltar que os ageiros com agem já compradas devem conferir o status do seu voo no site da Azul.
A Azul ainda destaca que “as mudanças fazem parte do planejamento operacional e, como empresa competitiva, está se adaptando ao mercado. Os clientes afetados receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.