
A Prefeitura de Dourados (MS) finalizou os serviços de manutenção, instalação de equipamentos e construção de estruturas exigidas para que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira seja homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), viabilizando a retomada das operações de voos comerciais.
Segundo informou a Prefeitura de Dourados, na manhã da última segunda-feira (12), o prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, vistoriou os últimos serviços executados pela istração municipal, que incluem melhorias na infraestrutura e na segurança do terminal.
Entre as adequações realizadas estão a instalação de uma guarita no portão de o à área operacional, a inclusão de um dilacerador de pneus, a fixação de placas de segurança na cerca e no terminal de ageiros, a implantação de um sistema de videomonitoramento em toda a área do aeroporto, a criação de uma sala de busca pessoal na área de embarque, a manutenção dos equipamentos de inspeção (raio-x, pórtico detector de metais e esteira de bagagens), além da instalação do sistema de credenciamento aeroportuário com atendimento ao público. Também foi feita a revitalização das vias de patrulhamento da cerca operacional.
O terminal de embarque e desembarque também foi modernizado com a instalação de portas automáticas, que se abrem com a aproximação dos ageiros, e recebeu melhorias em todo o sistema de climatização, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas que utilizarão o espaço assim que os voos comerciais forem retomados.
“Tudo o que precisava ser feito para que a ANAC e o DECEA homologuem a pista, nós fizemos”, ressaltou Marçal Filho. “Sem essas medidas que adotamos, o aeroporto jamais seria homologado. Agora só depende da ANAC”, completou.
Além das intervenções, o aeroporto já conta com a homologação da pista e do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), um indicador de trajetória de aproximação de precisão que auxilia os pilotos no pouso em ambas as cabeceiras da pista, além da iluminação do pátio principal e do taxiway. Os equipamentos de navegação aérea também aram por manutenção, e os contratos de abastecimento, hangares e áreas comuns foram renovados.
Durante a vistoria, o prefeito também conferiu a estrutura dos geradores e conheceu a área do novo pátio de aeronaves e o espaço destinado à construção do novo terminal de ageiros, ambos já homologados pela ANAC. Na semana ada, o Governo do Estado divulgou as empresas habilitadas para a licitação que definirá a responsável pela construção do novo terminal, que será erguido em área anexa ao atual.
Operação da Sala de Rádio
Agora, cabe à Infraero, a do aeroporto, realizar o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela operação da sala de rádio — essencial para a comunicação entre controladores e aeronaves, garantindo a segurança do tráfego aéreo.
“Em quatro meses de gestão, conseguimos avançar em diversas frentes para garantir a volta dos voos comerciais”, afirmou Marçal Filho. Dourados está há quase quatro anos sem receber voos regulares.
O prefeito destacou que já manteve diálogo com as companhias Gol e Azul, e que o governador Eduardo Riedel também apoia as negociações, inclusive com tratativas tributárias para atrair as empresas.
Riedel já articulou com a LATAM, que anunciou o início da operação de voos diretos entre Dourados e Guarulhos (SP) a partir de 8 de setembro. O destino já consta no site da companhia, mas as vendas de agens ainda não foram liberadas.
Leia mais: