
Um drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos Estados Unidos caiu no norte do Iraque em 18 de janeiro. A aeronave não tripulada estava apoiando a Operação Inherent Resolve, missão contra o grupo terrorista Estado Islâmico, quando ocorreu o incidente. A aeronave tem grande porte, com 11 metros de comprimento e 20 metros de envergadura.
Acredita-se que o drone, que caiu próximo à Base Aérea de Balad, tenha sido abatido por um míssil terra-ar fornecido pelo Irã e disparado por um grupo iraquiano ligado ao país persa. As Forças de Segurança do Iraque conseguiram recuperar o MQ-9 após a queda.
A Resistência Islâmica no Iraque, um grupo composto por várias milícias iraquianas apoiadas por Teerã, reivindicou a responsabilidade por abater o MQ-9 na província de Diyala. O grupo afirmou ter usado um míssil terra-ar e compartilhou fotos dos destroços da aeronave, incluindo partes da asa que se assemelham às do MQ-9 e um possível tanque de combustível externo.
Esse é o segundo MQ-9 Reaper perdido em meses recentes. Em 8 de novembro de 2023, um Reaper foi abatido próximo à costa do Iêmen por forças Houthi.
Este incidente acontece em um momento em que as forças americanas continuam sendo alvo de ataques de milícias apoiadas pelo Irã na região. Em uma coletiva de imprensa , a subsecretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, relatou que houve pelo menos 140 ataques desse tipo, com 57 ocorrendo no Iraque e 83 na Síria.
🇺🇸🇮🇶 | Pro-Iranian militias claimed the downing of a US MQ-9 Reaper UCAV over Diyala in northeastern Iraq.
— Status-6 (Military & Conflict News) (@Archer83Able) January 18, 2024
The photos of wreckage have been released. pic.twitter.com/IcmmD7qoI5