
Uma aeronave do Canadá foi atingida por um drone enquanto realizava combate a incêndios na Grande Los Angeles, na Califórnia.
A aeronave Canadair CL-415, do Governo da Província de Québec, no Canadá, foi emprestada junto de outro avião do mesmo modelo para a CALFIRE, que é o Departamento de Combate a Incêndios Florestais do estado da Califórnia, para serem usadas durante toda a temporada de incêndios no estado americano.
Durante um voo na tarde de ontem (09), um dos CL-415, apelidado de Super Scooper, por ser capaz de captar muita água durante uma agem baixa em lagos, represas ou até em oceanos, foi atingido por um drone operado por uma pessoa não identificada.
O drone atingiu a asa esquerda da aeronave, deixando um buraco do tamanho de uma bola de futebol americano, como informa um repórter da ABC 7 Los Angeles. Segundo a emissora californiana, o FBI já está investigando o caso e está tratando como crime de dano à aeronave em voo, que pode resultar numa multa US$ 75 mil dólares e até um ano de prisão.

Por causa deste incidente, os voos com todas as aeronaves foram suspensos ontem, e retornaram hoje cedo, mas sem um dos CL-415, que tem captado água do Oceano Atlântico dada a falta de água no sistema de abastecimento do condado de Los Angeles.
Existe uma restrição imposta pela FAA, a istração Federal de Aviação Civil Americana, proibindo o voo de qualquer tipo de aeronave civil, incluindo drones, em toda a cadeia montanhosa em torno e dentro do condado de Los Angeles.