
Uma aeronave Embraer E195-E2 da Azul Linhas Aéreas esteve envolvida em um incidente em dezembro do ano ado, durante um voo regular de ageiros. O ocorrido foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que recentemente divulgou alguns detalhes sobre o caso.
A aeronave, registrada sob a matrícula PS-AEV, operava o voo AD-4100, com origem no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, e destino ao Aeroporto Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro, em Belém, no dia 23 de dezembro.
Segundo informações do CENIPA, o voo iniciou normalmente, sem intercorrências. No entanto, durante o trajeto, a aeronave recebeu uma mensagem indicando fumaça no compartimento de carga.

Diante da anormalidade, os pilotos seguiram os procedimentos previstos no Quick Reference Handbook (QRH) – Manual de Referência Rápida – e decidiram desviar o voo para o Aeroporto Marechal Cunha Machado (SBSL), em São Luís (MA).
O pouso foi realizado com sucesso, sem incidentes. No CENIPA, no entanto, não está claro se o alarme de fumaça foi verdadeiro ou falso, embora tenha classificado a ocorrência como “FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE”.
De acordo com dados da plataforma de rastreio de voo AirNav Radar, os voos subsequentes entre Belém e Fortaleza, bem como de Fortaleza a Belém, foram cancelados. A aeronave foi então redirecionada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), hub da companhia aérea.
Após dois dias em Campinas, a aeronave retornou às operações com um voo para Brasília (DF), sem novas intercorrências.
Leia mais: