window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Edital de concessão do aeroporto de São José dos Campos é finalmente lançado

Aeroporto de São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos, interior de São Paulo, lançou na última quinta-feira (23) o edital de concorrência pública internacional do aeroporto Prof. Urbano Stumpf. O edital é a última etapa para concessão do aeroporto à iniciativa privada e ocorre apenas um ano depois da municipalização do terminal. São José dos Campos reivindicava a gestão do aeroporto há pelo menos 25 anos.

A concessão faz parte do Plano de Gestão 2021/24 e e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é otimizar o uso do terminal com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e ageiros.

De acordo com o edital lançado nesta semana, o lance mínimo para a concessão é de R$ 5,1 milhões. Também estão previstos outros investimentos no terminal ao longo da concessão que tem prazo de 30 anos. A abertura das propostas está prevista para 21 de fevereiro.

O convênio de gestão com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que terminaria no dia 31 de dezembro foi prorrogado para 30 de abril.

Concessão

O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura, que permitiu a municipalização do terminal, foi publicado em 2 de dezembro de 2020.

O processo de concessão teve início em janeiro deste ano com a publicação do chamamento público para elaboração dos estudos técnicos.

Em agosto foram realizadas um total de 6 audiências públicas em todas as regiões da cidade para coletar as colaborações dos munícipes para a elaboração da versão final do edital.

Além do transporte de ageiros, o aeroporto tem um enorme potencial de mercado, inclusive internacional, para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

O aeroporto obteve em 2014 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização. Várias foram as melhorias realizadas, com destaque para a ampliação do terminal de ageiros, que ou a ter 5.902 m² e capacidade de atendimento de até 700 mil ageiros por ano.

O sítio aeroportuário conta com uma área de 1.197.580,66 m². A capacidade de movimentação de cargas é estimada em 14,5 mil toneladas por ano.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias