window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em ano eleitoral, Prefeitura de BH anuncia construção de escola no Aeroporto Carlos Prates

Imagem: Prefeitura de Belo Horizonte

O prefeito Fuad Noman, candidato à reeleição pelo partido PSD, e o secretário de Patrimônio da União (SPU), Lúcio Andrade, am nesta terça-feira (25) os termos de cessão de três áreas do antigo Aeroporto Carlos Prates para o município.

No local serão construídas duas escolas (ensino infantil e fundamental), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um Centro de Saúde. A estimativa é que as obras da EMEI e do Centro de Saúde comecem este ano. As obras da EMEF e da UPA ainda serão licitadas.

O Centro de Saúde funcionará 12 horas por dia e será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), com 17 consultórios, sendo um odontológico, para garantir o atendimento da população. Além disso, haverá salas de espera, triagem, procedimentos, curativos, coleta, vacinação, higienização e um espaço multiúso. Farmácia e setor de Zoonoses também farão parte da estrutura.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionará 24 horas por dia e serão realizados atendimentos de média e alta complexidade, como situações agudas, casos de doenças já diagnosticadas e que apresentem piora, ou situações que coloquem em risco a vida do paciente.

O Centro de Saúde e a UPA ocuparão uma área de 10,2 mil metros quadrados e serão construídos próximo ao Hospital Alberto Cavalcanti, aproveitando a vocação de saúde do local. O investimento estimado para a implantação dos dois equipamentos é de R$ 19,2 milhões.

O terreno onde ficarão as escolas de ensino infantil (EMEI) e fundamental (EMEF) compreende uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. A EMEI também será construída por meio de PPP e a previsão é que atenda crianças de 0 a 5 anos, com 223 vagas em período integral ou 440 em tempo parcial.

Já a EMEF deverá trazer 960 vagas para a região, em tempo parcial, do 1º ao 9º ano. A estimativa de investimento para a implantação das duas escolas é de R$ 40,2 milhões.

Uma data para conclusão das obras não foi divulgada pela prefeitura. O Aeroporto de Carlos Prates foi fechado em 1º de abril de 2023, gerando fim de 500 empregos diretos.

Com Informações da PBH

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias