window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em contrapartida à escolha do KC-390 pela Suécia, o Brasil deverá ter mais 9 caças Gripen

Foto – FAB

O Brasil planeja estender o contrato para a aquisição dos caças SAAB JAS-39E/F Gripen da Suécia, enquanto a Suécia está pronta para iniciar negociações para a compra das aeronaves de transporte Embraer KC-390 do Brasil.

O Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e o Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, am hoje, 9 de novembro, uma carta de intenção com esse propósito.

A Suécia e o Brasil já mantêm uma parceria estratégica em matéria de defesa. Esta nova carta de intenção reflete o desejo de ambos os países de expandir sua cooperação na área aeroespacial.

Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a empresa sueca SAAB para a compra de 36 aeronaves JAS-39E/F Gripen, das quais oito já foram entregues ao Brasil. A SAAB e a fabricante brasileira Embraer também iniciaram a produção conjunta de aeronaves Gripen NG no Brasil.

O Brasil agora declarou que planeja aumentar em 25% o contrato atual para aquisição dos caças Gripen, elevando de 36 para 45 unidades a serem recebidas ao final do contrato, sendo assim 9 jatos de combates a mais na Força Aérea Brasileira.

Ao mesmo tempo, a Suécia tem interesse na compra de aeronaves de transporte Embraer KC-390 do Brasil. Com a da carta de intenção, o governo sueco está disposto a encarregar a istração de Materiais de Defesa (FMV) e as Forças Armadas Suecas de iniciar negociações com o objetivo de adquirir as aeronaves KC-390.

A carta de intenção assinada hoje sinaliza as intenções de ambos os países. Ela foi assinada em conexão com uma reunião entre o Sr. Jonson e o Sr. Múcio em Natal, Brasil.

Durante sua estadia no Brasil, o Sr. Jonson também visitou o exercício aéreo operacional de grande escala CRUZEX 2024, que está ocorrendo atualmente no país. A participação do Brasil inclui seis aeronaves JAS-39E Gripen que o país já possui.

“A cooperação aeroespacial é importante tanto para a Suécia quanto para o Brasil. A nova carta de intenção fornece uma base para aprofundarmos ainda mais essa cooperação”, afirmou o Sr. Jonson.

Com Informações do Governo da Suécia

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias