
Curiosas cenas de dezenas de pessoas puxando uma aeronave através de cordas circulam pelas redes sociais nesse início de semana, após um incidente ocorrido na Indonésia nessa segunda-feira, 23 de janeiro.
A aeronave vista nas imagens a seguir é o De Havilland DHC-6-300 registrado sob a matrícula PK-SMS, da companhia aérea local Sam Air, que, segundo o The Aviation Herald, envolveu-se na ocorrência durante o pouso.
By the help of airport staff and local residents the Twin Otter was tugged back on solid ground.
— JACDEC (@JacdecNew) January 23, 2023
NOTE: it's the 4th accident of this aircraft (msn 685)
2007-06-01: Trigana AS subst dmgd, take-off
2015-01-11: Trigana AS subst dmgd, landing
2018-06-25: Trigana AS dmgd by bullets pic.twitter.com/2Sah1E4R2Y
O equipamento das cenas acima realizou um voo com 11 ageiros e 3 tripulantes, bem como 690kg de carga, de Timika para Beoga, ambas cidades na Indonésia, e pousou pela cabeceira 16 da pista do destino por volta das 07:30 locais dessa segunda-feira (22:30Z do domingo), mas saiu da pista e colidiu com uma cerca.
Não houve feridos, no entanto, a asa direita da aeronave sofreu danos substanciais e o bimotor ficou atolado na lama.



Diante disso, com a ajuda de funcionários do aeroporto e residentes locais, o Twin Otter foi puxado de volta para pavimento firme e ainda levado até uma área específica.
Até a publicação dessa matéria, ainda não havia informações sobre o que poderia ter causado a saída da pista, se algum problema com a aeronave, se alguma influência meteorológica ou algum outro fator.