Início Acidentes e Incidentes

Em decolagem rumo ao Brasil, avião da Delta tem fogo no motor e dá meia-volta para pouso com sobrepeso 6e75v

Avião Airbus A330-900 A330neo Delta Air Lines
Imagem: Airbus

Um voo da Delta Air Lines que decolou rumo ao Brasil na noite do dia 1 de janeiro, precisou dar meia volta após ter problemas nos motores. 2k14

A aeronave Airbus A330-900neo cumpria o voo DL-104, de Atlanta para São Paulo (Guarulhos), mas logo após a decolagem, chamas foram vistas saindo de um dos motores do jato, e os pilotos declararam emergência ao controle de voo, citando que tiveram estol em um dos compressores.

Os pilotos realizaram os procedimentos previstos para este tipo de situação, e optaram por dar meia-volta e pousar no Aeroporto de Atlanta. Por estar abastecida para um voo de mais de 8 horas de duração, a aeronave acabou tendo que fazer uma aterrissagem acima do peso máximo de pouso, o chamado Overweight Landing.

center>

Diante desta situação, o A330neo pousou acompanhado de vários caminhões de bombeiro do Aeroporto de Atlanta, se preparando para caso um incêndio se iniciasse no conjunto de trem de pouso em razão da grande pressão exercida sobre os freios e pneus.

Apesar do susto, a aeronave pousou em segurança e taxiou por meios próprios até o portão de embarque, e o voo foi cancelado.

A Delta informou em nota que o voo teve um problema e precisou retornar, e que irá colaborar com a NTSB para a investigação do ocorrido. Uma outra aeronave, do modelo A330-300, foi acionada para realizar o voo, que decolou com 5 horas após a programação original.

Veja abaixo a conversa entre o piloto e o controlador durante este incidente, junto com a trajetória percorrida pelo A330-900: