
Logo após o acidente com o jatinho Cessna Citation CJ1, o Canal UOL abriu uma transmissão ao vivo recheada de desinformação aeronáutica, compartilhada por parte de um suposto especialista.
A cobertura se referia à aeronave de matrícula PR-GFS, que saiu da pista após pousar no Aeroporto de Ubatuba, no litoral paulista. O jato cruzou a rua, atingiu uma pista de skate e foi parar no mar. O piloto acabou morrendo e outras sete pessoas ficaram feridas.
Assim que as informações chegaram junto das fortes imagens, várias mídias iniciaram transmissão ao vivo sobre o caso, mas a do UOL chamou a atenção pelo conteúdo, que incluiu várias informações incorretas ou exageradas.
A transmissão foi conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral, com a participação dos colunistas Tales Faria e Leonardo Sakamoto, que entrevistaram Gerardo Portela, suposto especialista em Gerenciamento de Risco.
Em uma rápida consulta no seu LinkedIn, consta que Portela tem Doutorado em Engenharia Oceânica, Gerenciamento de Riscos e Segurança pela UFRJ, e sua experiência inclui Operador de Sala de Controle Nuclear na Eletronuclear, Gerenciamento de Riscos na Petrobrás e por 4 anos e meio atuou como Engenheiro Mecânico de Sistemas de Segurança na Infraero, o que aponta ser sua única experiência de fato na aviação, ainda que não como piloto, engenheiro aeronáutico, mecânico ou investigador.
Durante os 27 minutos da entrevista, várias informações imprecisas foram divulgadas, que causam uma falsa impressão sobre os fatos ocorridos e já confirmados envolvendo o acidente de hoje com o jato CJ1. Vamos listar as principais afirmações do homem:
“Teve problema de aderência” – Não é possível afirmar se a aeronave teve alguma dificuldade para parar ou se fez um pouso tardio (fora da zona ideal de toque) ou se ainda fez um pouso normal com cálculo de distância requerida para pouso falho;
“Se for uma Cessna Citation, dependendo do tipo, pode ser até uma aeronave a jato” – Todos os aviões da série Citation da Cessna são jatos, sem exceção. Inclusive, a sigla CJ1 se refere à “Citation Jet 1“;
“Se for um motor que tenha condição de fazer reversão, se for um jato, isso é possível” – Nem todos os jatos possuem reversores nos seus motores, que inclusive é o exato caso do CJ1. O reversor inclusive não é usado para cálculo de distância requerida para pouso;
“Esse piloto tentou fazer o pouso e ainda havia bastante combustível, mas talvez não o suficiente para sair da região. Ele forçou o pouso numa pista molhada” – Não existe nenhum indicativo de que o combustível presente no momento era insuficiente para prosseguir para o aeroporto de alternativa, e também não existem indicativos de ser um pouso forçado ou até um pouso de emergência;
“Com o Teori Zavascki, um King Air, uma aeronave extremamente segura, no mesmo nível ou mais que o Cessna Citation, sendo que tem até paraquedas” – O King Air é fabricado pela Beehcraft, subsidiária da Textron Aviation, que também é dona da Cessna. Ambas as aeronaves compartilham o mesmo conceito de segurança, e nenhuma delas possui paraquedas, tecnologia hoje disponível em aeronaves monomotoras da Cirrus.
Desde o início da divulgação das imagens, foi divulgada a matrícula da aeronave. Qualquer jornalista ou especialista conseguiria fazer uma rápida consulta no site da ANAC para obter informações adicionais do modelo.
Várias pessoas, incluindo pilotos, comentaram criticando as falas do especialista:

A repercussão de informações incorretas ou rasas causa medo desnecessário sobre qualquer assunto e ainda mais na aviação, que tem um mercado bem e de difícil operação exatamente por ser altamente regulada, visando a segurança.
O suposto especialista inclusive relaciona vários assuntos distantes ao ocorrido hoje em Ubatuba, citando aeronaves experimentais, acidentes que tratam de “CFIT” (colisão com o solo em voo controlado) e não de excursão de pista, e também fazendo uma comparação sem nexo entre a formação técnica de pilotos privados e comerciais.
Vale comentar que o próprio sindicato que representa os Aeronautas já fez críticas no ado às reportagens do UOL: