window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Em Feira de Turismo em Lisboa, Brasil promove o retorno dos voos diretos da TAP a Porto Alegre e novos roteiros turísticos

Imagem: Fraport Brasil

O Rio Grande do Sul foi um dos destaques do estande da Embratur, em parceria com o Sebrae, na principal feira de turismo de Portugal. Na última quarta-feira (12), no espaço da Agência durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), foram feitos importantes anúncios que devem impulsionar o turismo internacional no estado gaúcho, como novos roteiros turísticos e o aumento da conectividade aérea entre o estado e a Europa, no estande da TAP.

As novas rotas turísticas pelo Rio Grande do Sul incluem os segmentos “Serra e Mar”, “Serra, Vinho e Mar”, “Pampa Gaúcho” e “Origem Gaúcha”. Um dos destaques foi o anúncio do retorno da conectividade aérea entre Portugal e Porto Alegre pela TAP Air Portugal, a partir de 1º de abril. Serão três voos por semana, com capacidade para 298 ageiros cada.

Sabemos que o Rio Grande do Sul ou recentemente por uma grande tragédia e, por isso, é com grande entusiasmo que lançamos esses novos roteiros para o estado e anunciamos o retorno da conectividade entre Porto Alegre e a Europa. Nosso objetivo é apresentar as maravilhas do Rio Grande do Sul, que incluem eios por charmosas cidades históricas, vinhedos da Serra Gaúcha e praias do litoral, proporcionando uma experiência completa e diversificada para todos os tipos de viajantes”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a criação das novas rotas turísticas reforça o compromisso do estado em oferecer experiências diferenciadas aos visitantes internacionais. “Nosso estado tem uma diversidade cultural, histórica e natural única, que agora estará ainda mais ível e estruturada para receber turistas de todo o mundo. Com essa iniciativa, buscamos fortalecer a economia local, impulsionar pequenos negócios, valorizar as comunidades envolvidas e ampliar a permanência dos visitantes”, destacou.

Sobre a participação na BTL, Santini classificou o evento como uma importante oportunidade para o turismo no estado. “Ao promovermos novos atrativos, diversificamos a oferta turística e posicionamos o Rio Grande do Sul como um destino cada vez mais competitivo e atrativo no cenário global. Nossa presença na BTL é uma oportunidade estratégica para apresentar essas rotas ao mercado internacional e estreitar laços com operadores e investidores do setor”, afirmou.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que as novidades apresentadas na feira devem gerar um volume significativo de negócios no setor de turismo, que, segundo ele, é formado majoritariamente por pequenos negócios. “Esses acontecimentos permitem o alinhamento do posicionamento do Brasil perante as lideranças do setor, sejam públicas ou privadas. O evento em Portugal é estratégico, pois é a porta de entrada para a Europa. A participação do Rio Grande do Sul é simbólica, pois marca a retomada de uma reconstrução em curso”, disse.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, do Sebrae e do Ministério do Turismo (MTur).

Rio Grande do Sul em alta

O Rio Grande do Sul registrou a maior entrada de turistas internacionais da história para o mês de janeiro de 2025 e o maior aumento percentual do período entre todos os estados brasileiros. No primeiro mês deste ano, os destinos gaúchos receberam 518.557 ageiros estrangeiros, um crescimento de 95,1% em relação a janeiro de 2024, quando foram registrados 265.719 turistas.

O número de chegadas supera todos os registros anteriores da série histórica, iniciada em 1995. O segundo maior volume registrado para janeiro ocorreu em 2017, quando o Rio Grande do Sul recebeu 488.893 turistas internacionais. Os dados são da Embratur, em parceria com o MTur e a Polícia Federal (PF).

Segundo Marcelo Freixo, o recorde de chegadas demonstra o potencial do turismo na recuperação do estado, que enfrentou uma catástrofe climática em seu pior momento, em maio de 2024. “Sempre dizemos que o turismo é um modelo econômico com capacidade de transformar positivamente a economia de uma região. Quando o turismo ganha, todos ganham. E o Rio Grande do Sul prova isso com sua resiliência, sua tenacidade e a força de sua recuperação”, declarou.

Para o presidente da TAP, Luís Rodrigues, ser parceiro da Embratur nas feiras de turismo da Europa faz parte da estratégia de promoção internacional da companhia. “Nosso objetivo é levar cada vez mais turistas para o Brasil, não apenas de Portugal, mas de toda a Europa e da África, onde a TAP opera. Juntamente com a Embratur, queremos continuar sendo a principal companhia aérea internacional a conectar a Europa ao Brasil”, afirmou.

Informações da Embratur

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Azul entrará com pedido de recuperação judicial nos EUA para se...

0
A Azul Linhas Aéreas está caminhando rumo à sua primeira recuperação judicial e deve protocolar o pedido nos Estados Unidos por meio