
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), RIOgaleão, GRU Airport e Embraer, lançou o Manual de Compartilhamento de Informações de Cibersegurança.
Segundo informou a ANAC, o guia tem como objetivo reforçar a colaboração para aumentar a segurança cibernética na aviação e garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Elaborado durante a 6ª edição do Exercício Guardião Cibernético, o manual destaca estratégias para antecipar e fortalecer as defesas contra ameaças ao ambiente da aviação civil.
Um dos objetivos do guia é promover o uso de ferramentas como o Traffic Light Protocol (TLP), para classificar e proteger informações sensíveis, e o Malware Information Sharing Platform (MISP), que facilita o compartilhamento estruturado e seguro de dados.
A iniciativa reafirma o compromisso com a manutenção da cultura de boas práticas relacionadas à LGPD no setor. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Leia mais: