
Na última semana, partes da Arábia Saudita foram surpreendidas por chuvas incomumente pesadas e tempestades de granizo, cobrindo as paisagens do deserto com uma camada branca, um fenômeno meteorológico raro. Isso incluiu o aeroporto Rei Khalid, de Riad, a capital do país, onde gelo podia ser visto espalhado pelo pátio.
As regiões mais afetadas foram Tabuk e Hail, no norte do país, onde nuvens escuras se formaram antes das intensas pancadas de chuva e granizo transformarem a árida terra em uma cena quase invernal, com temperaturas caindo significativamente em consequência.
Visuals ! It's raining hail at Riyadh King Khalid International Airport, (RUH), Saudi Arabia.
— FL360aero (@fl360aero) March 7, 2025
Video credit: Hazem Rabie@hr_eventhunter#weather #Airport pic.twitter.com/iwA6tkPW7r
Como informou a mídia asiática, o departamento meteorológico saudita emitiu alertas de que o clima instável, com intensidades de chuva variáveis esperadas em diferentes cidades. Após a tempestade, os residentes relataram uma redução perceptível nas temperaturas, e as autoridades locais alertaram para cuidados redobrados devido às estradas escorregadias e visibilidade reduzida nas áreas afetadas.
Anteriormente, a Direção Geral de Defesa Civil da Arábia Saudita havia emitido um aviso sobre o clima, prevendo chuvas moderadas a fortes em grande parte do país até sexta-feira. As regiões impactadas incluem Meca, Riade, Medina, Tabuk, Hail, Qassim, a Província Oriental, Fronteiras do Norte, Al Jouf, Al Baha e Asir.
A Defesa Civil recomendou que os residentes tomassem as precauções necessárias, evitem áreas propensas a inundações e não nade em vales. As autoridades também incentivaram o público a acompanhar as atualizações através de canais oficiais para obter os últimos alertas meteorológicos e orientações de segurança.