
Em uma semana repleta de novidades, mais dois pilotos foram formados no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB). O Capitão Aviador Filipe Pereira Santos a a ser o mais novo piloto da posição número #2 e, o Capitão Aviador Vinícius Moreno assume como piloto número #7 da Esquadrilha da Fumaça.
Nesta mesma semana, conforme repercutido pelo AEROIN, o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves também fez seu primeiro voo solo como piloto número #3, durante um treinamento realizado em sede, na Academia da Força Aérea Brasileira.
Na manhã da última quarta-feira (15), o Capitão Pereira encerrou seu ciclo de treinamento para assumir de vez a posição de piloto número #2 do Esquadrão. Até então, ele estava realizando missões do Curso Operacional de Demonstração Aérea (PODA), no qual recebia instrução do Capitão Av André Mayer Fontoura, com quem revezará a posição nas próximas demonstrações.

Para o novo ala direita da Esquadrilha da Fumaça, a formação é um sonho realizado. “Quando a gente é criança e vê os aviões voando, parece um sonho muito distante. E vendo hoje um avião do EDA com meu nome foi muito emocionante, ainda mais realizando este sonho na presença de meus familiares”, afirma o Capitão Pereira.
O piloto é natural de Lambari/MG e ingressou na Força Aérea em 2007 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2013 e tornando-se piloto de caça mais tarde.
O aviador foi surpreendido em junho ado, quando um vídeo-surpresa interrompia a reunião dos instrutores do 2º/5º GAv (Esquadrão Joker) para anunciar que ele estava se tornando um “Fumaceiro” a partir daquele momento.

Com os olhos marejados, o Senhor Jaime Moisés dos Santos, pai do aviador, fala sobre a felicidade de ver o filho realizando um sonho.
“Foi emocionante! Poder ver o sonho dele ser realizado é algo espetacular. Acho que todo menino tem vontade de entrar para Esquadrilha da Fumaça e ele sempre foi muito dedicado, e agora está colhendo os frutos. Espero que ele possa incentivar bastante gente a seguir a carreira militar. Somos de Lambari, cidade de Minas Gerais, e lá já tem pessoas seguindo os os dele, e a gente fica feliz por ele ser um exemplo para os munícipes de Lambari”.

O Capitão Moreno já era piloto da Esquadrilha, porém, até então, voava na posição de número #6 e agora a a ser o número #7 do Esquadrão. O aviador também completou o curso de piloto da nova posição juntamente com o novo companheiro de equipe.
As demonstrações da Esquadrilha da Fumaça em 2023 iniciarão neste fim de semana com três apresentações no Paraná. A estreia do Capitão Pereira será na cidade de Paranaguá, no sábado (18), já a do Capitão Neves deve ocorrer um dia antes, nesta sexta-feira (17).

Neste fim de semana a Esquadrilha da Fumaça estreia a agenda 2023 com três demonstrações no Paraná. A agenda no Paraná, que dá início às apresentações públicas, é a seguinte:
Dia 17 de março – Telêmaco Borba (PR) – A apresentação do EDA acontece às 16h no Centro de Eventos da cidade, localizado na rodovia PR-160.
Dia 18 de março – Paranaguá (PR) – Os aviões do EDA farão suas manobras no aeroporto da cidade às 16h.
Dia 19 de março – Pinhais (PR) – A exibição dos acrobatas acontece às 15h no Parque das Águas.
Informações da Esquadrilha da Fumaça
Leia mais: