
Uma série de momentos históricos têm sido logrados nas últimas semanas, desde que Israel e Emirados Árabes Unidos firmaram um acordo de normalização das relações, que inclui cooperação tecnológica, militar e até a realização de voos diretos entre as duas nações.
Já havíamos feito uma matéria no final de semana, confirmando que o voo aconteceria nessa segunda-feira (31) com um Boeing 737-900 da empresa aérea de bandeira israelense El Al registrado 4X-EHD. Mas ainda faltava uma das mais importante confirmações, ou seja, a resposta do governo saudita para o pedido de sobrevoo da El Al, permitindo que o percurso de Tel Aviv a Abu Dhabi fosse realizado em linha reta.
E, de maneira igualmente histórica, essa confirmação veio na noite desse domingo, tendo sido reportada com grande entusiasmo pelo Jerusalem Post. O jornal israelense menciona a presença de oficiais americanos a bordo como o principal motivo para os sauditas terem aberto esse precedente e diz que a empresa aérea geralmente não se pronuncia sobre as rotas de suas aeronaves por motivos de segurança.
Ainda assim, o possível plano de voo da aeronave foi publicado nas redes sociais, como mostra o tuíte abaixo:
זה הנתיב שתוכנן (עדיין לא סופי ולמיטב ידיעתנו עדיין לא אושר ע״י הסעודים) לטובת הטיסה הישירה מחר לאבו דהבי מעל סעודיה. אות הקריאה של הטיסה ELY9971. זמן הטיסה המתוכנן 3:13 שע׳. תכנון המשקל בוצע לפי בערך 100 נוסעים (PayLoad 10000). הנתיב עובר ממש קרוב לשדה הבינלאומי בריאד OERY pic.twitter.com/y73qARcGgl
— איגוד הטייסים הישראלי (@igudhatayasim) August 30, 2020
Desta forma, pela programação atual, que já consta do site do aeroporto internacional Ben Gurion em Tel Aviv, o jato decola às 10h da manhã locais de Israel como LY971 na ida, para um voo de 3 horas e meia até Abu Dhabi. Na volta, ele decola como LY972.
Os números dos voos não foram escolhidos ao acaso, mas eles representam os códigos de ligação telefônica internacional de Israel e dos Emirados Árabes, respectivamente.
Quem estará a bordo
Autoridades civis israelenses e americanas estarão a bordo do primeiro voo histórico da El Al de Israel para os Emirados Árabes Unidos, sendo a primeira companhia aérea israelense a sobrevoar o espaço aéreo saudita.
Entre os que estarão no voo estão o Conselheiro Especial da Casa Branca, Jared Kushner, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, o Representante Especial dos Estados Unidos para Negociações Internacionais, Avi Berkowitz, o enviado dos Estados Unidos para o Irã, Brian Hook, uma delegação israelense liderada pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Meir Ben -Shabbat e altos funcionários israelenses nas áreas de turismo, comércio e energia. Autoridades de defesa não participarão da delegação de segunda-feira, mas irão para Abu Dhabi separadamente nas próximas semanas.
Uma postagem da El Al nas redes sociais mostra que a empresa colocou um adesivo com a palavra PAZ, escrita em inglês, árabe e hebraico logo acima da cabine do piloto.
אל על עושה היסטוריה נוספת…
— EL AL אל על (@EL_AL_ISRAEL) August 30, 2020
החברה תבצע את הטיסה הראשונה מישראל לאבו דאבי, איחוד האמירויות.
מחר בבוקר ימריאו אנשי המשלחת הישראלית והאמריקנית מנתב”ג לאבו דאבי לשיחות לקידום הסכם השלום והנורמליזציה בין ישראל לאיחוד האמירויות. pic.twitter.com/GBIbTWNbxf
Não pretendemos entrar em mais detalhes sobre as questões geopolíticas do acordo, mas nos ater à parte relacionada com a aviação. Àqueles que quiserem, podem procurar pelo vasto material disponível na internet, com diversos pontos de vista.