
No final do ano ado, o AEROIN repercutiu a informação de que mais um país da OTAN havia selecionado o avião de transporte tático Embraer KC-390. No entanto, desde aquele momento, não havia atualizações a respeito ou uma confirmação formal. Na manhã desta terça-feira, 6 de maio, porém, a Embraer pode ter dado mais uma pista sobre o processo. 2m6p34
Em 10 de dezembro, o Ministério da Defesa da Eslováquia assinou uma Carta de Intenções com o Ministério da Defesa do Brasil, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais aprofundada entre os dois países.
Durante a visita ao Brasil, o Ministro da Defesa eslovaco reconheceu que o Embraer C-390 era a opção mais adequada para atender às futuras necessidades de transporte militar da Eslováquia.
Também foi destacada a importância da aquisição do C-390 por países vizinhos, o que possibilita sinergias em treinamento, logística e desenvolvimento de capacidades futuras das frotas.
Desde então, pouco se havia atualizado a respeito, mas nesta terça-feira, durante a Conferência de Resultados do Primeiro Trimestre, a fabricante brasileira mostrou em um dos slides da apresentação que um dos destaques do período reportado era a aquisição de 3 unidades do KC-390 pelo país europeu, membro da OTAN, dando como certa a aquisição.
C-390 se consolida como escolha entre membros da UE e da OTAN
O C-390 Millennium, aeronave de transporte multimissão da Embraer, vem rapidamente se tornando a escolha preferida entre membros da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além de seus aliados na Europa. A aeronave contribui para a modernização das forças armadas desses países, agregando novas capacidades e fortalecendo a interoperabilidade com forças aliadas.
Atualmente, o C-390 já está em operação em Portugal e Hungria, além de ter sido encomendado pelos Países Baixos, Áustria e República Tcheca. Recentemente, a Suécia também selecionou o modelo. Brasil e Coreia do Sul completam a lista de nações que optaram pelo C-390.
Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019 e com a Força Aérea Portuguesa em 2023, a frota de C-390 acumulou mais de 15.500 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e índices de conclusão de missão superiores a 99%, comprovando sua excepcional produtividade dentro da categoria.