window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Embraer E195-E2 estreia em voos comerciais nesta quarta no desafiador Aeroporto de London City

E190-E2 da Helvetic em London City

Os jatos brasileiros da Embraer voltarão ainda nesta semana a ser as maiores aeronaves a operar no Aeroporto de London City.

Situado às margens do Rio Tâmisa, o aeroporto central londrino conta com uma única pista de 1.508 metros de comprimento. Devido à presença de prédios ao redor e às restrições de ruído, as aeronaves precisam realizar uma aproximação bastante íngreme para pousar em London City.

Essas características limitam a operação a poucos modelos de jatos comerciais. Desde o lançamento da série E-Jets, no início dos anos 2000, a Embraer tem dominado o aeroporto, certificando toda a linha de jatos E1 para operações no local.

A220 da ITA pousa em London City

No entanto, esse domínio foi ameaçado pelo Airbus A220-100 (antigo Bombardier CS100), que, assim como o E190-E2, pertence à nova geração de jatos regionais, mas oferece uma capacidade de ageiros ligeiramente superior e maior carga útil. Como resultado, o A220-100 tornou-se a maior aeronave a operar regularmente em London City, voando pelas companhias aéreas ITA Airways e SWISS. O posto havia sido ocupado anteriormente pelo Airbus A318, que a British Airways utilizava em uma configuração especial até sua aposentadoria durante a pandemia de COVID-19.

A situação começou a mudar novamente em julho de 2022, quando o maior jato comercial já fabricado no Brasil, o E195-E2, realizou seu primeiro pouso em London City. O voo, que teve a presença da equipe do AEROIN a bordo, foi um marco na certificação do modelo para aproximações íngremes no aeroporto.

E190-E1 da British pousa em London City com E190-E2 ao fundo

Na ocasião, representantes de diversas companhias aéreas participaram do voo, incluindo executivos da British Airways, da LOT Polish Airlines (que mais tarde adquiriu a aeronave) e da Helvetic Airways, empresa suíça que opera voos para a SWISS.

ados três anos desde o primeiro pouso e pouco mais de um ano após a certificação completa do E195-E2 em London City, a Helvetic decidiu finalmente colocar seus jatos de maior porte para operar regularmente no aeroporto londrino, complementando sua frota de E190-E2.

De acordo com o anúncio oficial da companhia aérea feito hoje (24), o primeiro voo ocorrerá nesta quarta-feira, 26 de março de 2025. A empresa convida todos os entusiastas da aviação a acompanhar esse momento histórico.

Segundo informações da plataforma AirNavRadar, a estreia do E195-E2 em operação comercial no aeroporto será no voo LX457, que partirá de Zurique às 13h40 e pousará em Londres às 16h15, sempre em horário local.

Espera-se que os canais BIG JET TV e RankUpAviation realizem transmissões ao vivo desse pouso histórico.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias