window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Embraer leva o KC-390 Millennium e soluções de defesa para a feira Aero India 2025

Imagem: Embraer

A Embraer informou que apresentará sua aeronave de transporte aéreo tático KC-390 Millennium e soluções de seu portfólio de defesa na Aero India 2025, em Bangalore, de 10 a 14 de fevereiro de 2025. Além do KC-390 Millennium, a Embraer oferecerá aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor seu amplo portfólio e suas soluções inovadoras de Defesa & Segurança em seu estande, localizado no Hall J: JR2.3.

A Embraer está entusiasmada em retornar à Aero India com a apresentação do KC-390 Millennium e de nosso extenso portfólio de soluções de defesa e segurança“, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Trata-se de uma aeronave que vem expandindo sua base global de operadores e impressionando o setor com suas capacidades, que refletem a versatilidade e a confiabilidade pelas quais nossas aeronaves são reconhecidas. A equipe da Embraer e seus parceiros estarão na Aero India trabalhando ativamente para apoiar os objetivos de aviação e defesa da Índia“.

A Embraer destacará a versatilidade e o desempenho do KC-390, que já demonstrou sua capacidade e confiabilidade em uma ampla gama de missões.

Com maior capacidade de carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de transporte médio, maior velocidade (470 nós) e maior alcance, o KC-390, configurado com equipamento de reabastecimento aéreo, pode executar missões como transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias.

Além disso, é capaz de operar em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como reabastecedora quanto como receptora, recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Desde sua entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, a aeronave demonstrou uma taxa de disponibilidade para missão de 93%, com taxa de conclusão acima de 99%. A frota em operação já acumula mais de 16.300 horas de voo, evidenciando sua alta produtividade na categoria.

Além do Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda também anunciou a escolha do Millennium em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a Coreia do Sul selecionaram o KC-390, consolidando o sucesso da plataforma. Em 2024, Suécia, Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo modelo.

A Embraer possui mais de 40 aeronaves e 11 tipos operando na Índia, abrangendo os segmentos de defesa, aviação comercial e jatos executivos, demonstrando a diversidade de seu portfólio no país.

Isso inclui a aeronave Legacy 600, utilizada para transporte de autoridades governamentais e VIPs pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteira (BSF), além da aeronave ‘Netra’ AEW&C, baseada na plataforma Embraer ERJ145 e operada pela IAF. A companhia aérea Star Air, uma das maiores operadoras regionais da Índia, utiliza exclusivamente aeronaves da Embraer, com modelos E175 e ERJ145 em sua frota.

Informações da Embraer

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias